★★★★☆

“Strike” é a nova minissérie baseada nos livros policiais de JK Rowling, sob o pseudónimo Robert Galbraith. Ainda assim não precisa de ter lido o livro para assistir, uma vez que os detalhes importantes mantêm-se fieis ao romance desde a primeira cena.

A história gira em torno de Cormoran Strike, um ex-soldado do exército militar britânico, que agora é um detetive que ganha a vida a seguir maridos infiéis. Até ao dia em que é contratado para um grande caso – investigar o que se pensa ter sido um suicídio de uma supermodelo.

Tom Burke, que interpreta o detetive, não podia ter sido melhor escolha. Com uma prestação brilhante, consegue captar a essência de “Strike”, com estilo e carisma, conjugado com uma extrema gentileza que faz esquecer as diferenças do detetive original e que o torna numa personagem fascinante.

A trama apresenta um ambiente que mistura o vintage com moderno, com um ar tipicamente inglês e misterioso, claro. Apesar da história se passar na atualidade, a sua estética torna-a quase atemporal. Com estes detalhes, muito particulares, é impossível confundir com outra série policial.

O enredo, não é de tirar a respiração nem é particularmente original, mas é um mistério de entretenimento sólido e interessante que faz querer continuar a ver. Com um final imperfeito é compensado pela brilhante prestação do seu elenco.