Björk anuncia concerto na Altice Arena para a sua tour Cornucopia

A tour europeia de Björk, Cornucopia – a fusão dos universos dos dois álbuns publicados nos últimos três anos, Utopia Fossora – irá arrancar em Lisboa, no dia 1 de setembro, na Altice Arena. 

Ontem, segunda-feira, foi anunciada a tour de 2023 de Björk, que irá percorrer o centro e sul da Europa. Cornucopia começa em Lisboa e faz paragens em Madrid, Paris, Milão, Praga, Viena, Bolonha, Cracóvia, Hamburgo, Leipzig, Zurique, Nantes, e termina em Bordéus, no dia 5 de dezembro.

Num comunicado de imprensa,  constatou que “A intenção sempre foi que Cornucopia fosse um mundo tanto para o álbum Utopia como para o álbum seguinte… que agora já saiu e se chama Fossora. Por isso estou verdadeiramente entusiasmada para estrear a colisão destes dois mundos, neste outono no sul da Europa”.

A artista islandesa estreou a atuação ao vivo de Cornucopia em Nova Iorque, no palco do famoso The Shed, em 2019, antes do lançamento do seu útimo álbum, Fossora. O concerto incluiu 19 músicas, o grosso delas tendo sido do álbum aclamado Utopia, mas incorporando também outros temas da sua vasta discografia, como ‘Venus as a Boy’, ‘Hidden Place’ e ‘Show Me Forgiveness’. Foi acompanhada pelo grupo Viibra, um conjunto de flautas islandesas de sete peças, por um coro de cinquenta pessoas, e por uma harpista e um percussionista. Ademais, colaborou com a produção e direção teatral de Lucrecia Dalt. Björk afirma que este é “o seu concerto mais elaborado até à data”.


Fonte: NME

A digressão é uma oportunidade de integrar o seu décimo álbum de estúdio, Fossora, no espetáculo ao vivo. Fossora , que foi lançado este ano, está nomeado para o Grammy de Melhor Álbum Alternativo. O álbum integra sons indie pop avant-gard com batidas de techno e instrumentalização rica. O primeiro single do álbum Atopos, foi lançado no início de setembro deste ano.

 

Catarina Afonso