Melhores Acessibilidades na circundante ao Mercado da Foz

Já se iniciaram os trabalhos que irão criar melhores passeios, nas ruas á volta do Mercado da Foz do Douro. Estas alterações são algo que os moradores ansiavam á muitos anos.

Foto Retirada do backoffice do JPN – Presidente da União de Freguesias da Foz do Douro, Nevogilde e Aldoar, Tiago Mayan

Primeiro foram os paquímetros, nos lugares de estacionamento, a deixarem os vendedores do Mercado da Foz do Douro preocupados, depois para quem vai a pé as coisas precisavam de ser alteradas. E agora que o Mercado da Foz sofreu uma remodelação bastante importante, com uma entrada mais apelativa e uma pintura mais vistosa. Este Mercado com quase 80 anos de existência (inaugurado em 15 de janeiro de 1944), foi sido mantido ao longo dos anos, muito graças aos comerciantes e também às gentes da Foz do Douro, que gostam de manter as tradições e nunca deixaram que o Mercado morresse.

Agora além dos estacionamentos, aquilo que também vai desagradando quem por lá passa, são as acessibilidades pedonais, pois quem gosta de se deslocar a pé para o Mercado, depara-se com ruas que nem sempre ajudam ao “passeio” e levam muitos a optar por outro tipo de comércio.

Esta obra vem sendo já pensada á muitos anos, pelos sucessivos presidentes sobretudo de junta, mas nem sempre as verbas chegam. As tao esperadas obras em volta das ruas do Mercado da Foz, e começam na Rua de Corte Real, que é uma rua bastante grande, e passa por muitas outras ruas paralelas, nas traseiras do Mercado. Todas as ruas envolventes, são das mais importantes da zona da Foz, e então isto vai beneficiar não só quem vai querer ir a pé para o Mercado, como vai embelezar ainda mais uma das zonas mais bonitas da cidade do Porto.

Foto retirada da Página da Go Porto

Os trabalhos serão até á Praça do Império, que é a rotunda que fica perto da envolvente do Mercado. Serão feitos avanços de passeio em zonas de atravessamento e seus abaixamentos em zona pedestre e a aplicação de pavimentos tangíveis, para as pessoas de mobilidade reduzida, isto sim são boas notícias.

A União de Freguesias da Foz do Douro, Nevogilde e Aldoar no dia 8 de Novembro refere que, com o apoio financeiro de quase 130 mil euros da Go Porto, que é uma parte pertencente á Câmara Municipal do Porto, que está vocacionada para a gestão e exploração de locais (como é o exemplo do mercado do Bolhão) e também das obras publicas e privadas, da cidade do Porto.

Serão contemplados os avanços de passeio em zonas de atravessamento pedonal, as relocalizações das travessias para os percursos naturais dos peões, o rebaixamento dos passeios em zonas de travessia pedonal e a aplicação de pavimentos táteis. A intervenção engloba, ainda, a repavimentação da área implicada na Rua do Dr. Nunes da Ponte.(Fonte Jornal de Notícias). É fornecida também uma linha de obra disponível 228 339 303, para quem precisar tirar suas dúvidas ligarem.

As Noticias apresentadas tanto no Site da “União de Freguesias da Foz do Douro, Nevogilde e Aldoar”, como da “Go Porto” e mesmo do “Jornal de notícias”, foram pequenas e concisas, mas podiam ter um pouco mais de informação para as pessoas, principalmente as que moram nas imediações, poderem saber os constrangimentos que vão ter, durante as obras que serão em princípio até o mês de janeiro de 2023, e podiam também referenciar, que ruas serão fechadas ou com transito condicionado.

Pedro Marques