Homenagens em eterna Memoria de Fernando Gomes

Com a perda no F. C. Porto neste sábado uma grande figura, Fernando gomes , melhor marcador da história do clube e “bibota” de ouro, aos 66 anos. Varios entidades prestaram homenagens, e palavras  em memoria  de um dos seus maiores goleador neste final semana.


(Rui Oliveira/Global-jornal noticias

A causa da morte do eterno goleador do clube, deve-se a um cancro fulminante no pâncreas, na qual já lutava há algum tempo. Há meses atras havia sofrido, um AVC, tendo dado entrada numa unidade hospitalar do Porto.

Fernando Gomes, chegou ao F.C. porto aos 14 anos, onde com sua irreversível garra tornou- se um dos melhores goleadores e amador dos golos. Conquistou no total 14 títulos na sua carreira. Entre eles estão três troféus internacionais: dois europeus, incluindo o mais prestigiado de todos, a Taça dos Clubes Campeões Europeus, e um mundial. Todos estes títulos foram ganhos ao serviço do FC Porto.

(Rui Oliveira/Global-jornal noticias

Foi consagrado duas vezes o melhor marcador de todos campeonatos europeus. Como oficial  jornal noticias, relembra alguns dos acontecimentos marcante ele foi o autor dos dois golos que derrotaram a CUF (2-1),  jogo de estreia na liga espanhola, onde marcou os cinco golos da vitória sobre o Oviedo (5-1), Em junho de 1989, Gomes deixa o universo portista, mudando se para outro clube o sporting

 O funeral realizou-se no domingo, às 15 horas, na Igreja das Antas, no Porto, onde vários membros do clube e adeptos prestaram homenagem, emoçoes, que apesar da chuva  as pessoas foram dar o seu ultimo adeus e de seguida houve um cortejo ate ao Estadio de Dragão. 

André Rolo / Global Imagens- jornal noticias

Para alem destas gestos demostrados pelo povo,  destaca-se a homenagem que os Super Dragões fizeram ao pendurar, uma faixa junto ao Estádio do Dragão, na manha deste domingo. E mesmo dia, a seleção que se encontra em Qatar prestou um minuto de silencio em memoria do Fernando Gomes.

jornal noticias- faixa no estadio de dragao

Foram deixadas ficar algumas palavras ao porto canal,  pelo Pinto Costa,  “Foi campeão nacional na era do Pedroto, quando eu era diretor de futebol, foi campeão europeu em 1987, foi vencedor da Taça Intercontinental de 1987 e foi sobretudo um apaixonado pelo futebol, pela vida e pelo FC Porto. Tive muita honra em estar ligado à sua vinda pessoal e desportiva, porque, como presidente, o primeiro ato que tive em 1982 foi ir resgatá-lo ao Gijón, onde ele tinha sido cedido, e trazê-lo de volta ao FC Porto para a carreira gloriosa que ele teve. Felizmente também ainda tive a oportunidade de, no ano passado, lhe entregar o ‘Dragão de Ouro’ como dirigente do ano, porque ele para além de atleta de eleição que foi, de grande portista, era neste momento também dirigente e eu tinha muita honra tê-lo” disse presidente dos super Dragoes.

jornal noticias-foto de F.C. porto

Segundo a Bola, assim como os jovens dragões sub-15 do clube prestaram uma homenagem,  momento decorreu no encontro entre os jovens dragões e a Taboeira, onde venceram (3-1), na 13.ª jornada da Série B do Campeonato Nacional de Juniores C.

Foi uma das figuras que deixou marcas e memorias no futebol em portugal, principalmente no clube F.C. Porto,  uma grande lenda Portista.O fernando Gomes, merece uma grande homenagem por parte de todos.

 

Se achas que ele merece deixa aqui a sua opinião.

 

Fiona Valoi