Alojamento Universitário: Aprovado financiamento para nova Residência da Asprela

A ser construída até 2025, a futura residência da Universidade do Porto vai ter capacidade para mais de 200 estudantes e custará cerca de 9 milhões de euros.

 

Na última quinta-feira, foram assinados, em Lisboa, 8 novos contratos de financiamento no valor total de 72 milhões de euros que visam reforçar o Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES). Entre eles destaca-se a aprovação de financiamento da nova Residência da Asprela que se junta aos 6 outros projetos de alojamento da Universidade do Porto aprovados pelo PRR, com o objetivo de criar 15 mil camas até 2026.

Atualmente o Polo II da Universidade do Porto dispõe de duas residências (Paranhos e Jayme Rios de Souza) que, em conjunto, albergam 236 estudantes. Com a construção da nova residência o número de camas disponíveis no maior polo da universidade irá chegar às 442.

A nova residência vai localizar-se junto à Faculdade de Desporto (FADEUP) e do novo Parque da Asprela, numa área de 5.000 metros quadrados. Dentro da residência existirão vários espaços comuns, como salas de estudo, cozinhas e espaços de refeição.

 

Parque da Asprela, Foto: Biblioteca JPN

 

Segundo António de Sousa Pereira, Reitor da U.Porto, a “falta de alojamento estudantil a preços comportáveis”; constitui “um dos maiores problemas socioeconómicos dos estudantes do ensino superior”. Mostrando assim que a Universidade do Porto está decidida a lutar contra este problema, que impede muitos jovens de estudar, de forma séria.

Entre os 6 outros projetos de alojamento da Universidade do Porto, destacam-se:

  • a nova residência na Viela da Carvalhosa, em Cedofeita que terá capacidade para 54 camas e estará preparada até 2023
  • a renovação de residências já existentes como Alberto Amaral, Campo Alegre III, Jayme Rios de Sousa e Novais Barbosa, até ao final de 2024
  • a instalação de uma nova unidade de alojamento na Rua da Boa Hora que poderá albergar 151 estudantes

Estas residências serão destinadas a estudantes que se vejam obrigados a residir longe do seu agregado familiar e, consequentemente, precisem de alojamento para continuar os seus estudos.

Se quiser comentar nesta notícia responda ao seguinte inquérito: https://forms.gle/69JT8kn39EdrK6Du7

ou envie mensagem para o email: up202004901@up.pt

Cláudio Louzada