A “Noite de Cinema Europeu” está de volta à Trindade

É já na próxima segunda-feira que o Cinema Trindade adere à 5.ª Edição do “European Cinema Night”, exibindo o filme “Mães Pararelas” gratuitamente pelas 19h00.

Foto: Francisca Gomes / JPN

Esta iniciativa, que surge da parceria entre a Europa Cinemas e a Creative Europe Media, conta ainda com o apoio da Comissão Europeia para trazer ao grande ecrã “a riqueza e a diversidade do cinema europeu” de forma gratuita. Este ano, serão mais de 75 os cinemas a participar na “Noite de Cinema Europeu”.

O objetivo é não só promover a cultura europeia, mas também aproximar os cidadãos da União Europeia à mesma, em particular ao cinema, contribuindo para um acesso gratuito a sessões de cinema e outras atividades relacionadas com a Sétima Arte. Esta iniciativa insere-se no âmbito do “Mês do Filme Europeu”, que decorre de 13 de novembro a 10 de dezembro e visa celebrar o cinema europeu.

O Cinema Trindade já fez parte desta iniciativa diversas vezes, tendo no ano passado exibindo o filme “Retrato de uma Rapariga em Chamas”, de Céline Sciamma. Desta vez, não se fica pela projeção e traz mesmo a atriz Mia Tomé para apresentar a sessão do filme “Mães Paralelas”, um filme espanhol de Pedro Almodóvar.

Mães Paralelas - European Cinema Night, 5 December | Event in Porto | AllEvents.in

“Mães Paralelas”, que recebeu diversos prémios desde a sua estreia no 78º Festival Internacional de Cinema de Veneza, a 1 de setembro de 2021, tem a seguinte sinopse (que pode também ser consultada no site do Cinema Trindade): “Janis, uma mulher de meia-idade, e Ana, uma jovem, encontram-se num quarto de hospital, onde irão dar à luz. Ambas engravidaram acidentalmente, porém Janis está radiante, ao contrário de Ana, que se mostra assustada. Enquanto vagueiam pelos corredores do hospital, Janis encoraja Ana, criando uma forte ligação que irá alterar de forma decisiva as suas vidas.”

A entrada é livre, como acontece com todas as sessões da “Noite de Cinema Europeu” nos diversos cinemas aderentes, mas encontra-se limitada à lotação da sala e os bilhetes estarão apenas disponíveis a partir das 14h00 do dia 5 de dezembro.

Apesar da participação, em anos passados, de outros cinemas nacionais, o Cinema Trindade permanece nesta edição como o único cinema português integrante da iniciativa da “Noite de Cinema Europeu”.

 

Tinha conhecimento desta iniciativa? Deixe os seus comentários no seguinte questionário.

Constança José Almeida de Queirós e Gonçalves de Magalhães