PSP marca presença no Mundial do Qatar

A Polícia de Segurança Pública inaugurou uma delegação no Qatar. Aberta ao público no dia 18, o objetivo é auxiliar os adeptos portugueses que se irão deslocar ao país para apoiar a seleção.

Iniciando funções dois dias antes do arranque do Mundial, a delegação da PSP no Qatar conta com oito operacionais, sendo seis deles polícias da PSP e os restantes militares da GNR. Esta equipa tem como objetivo não só auxiliar as autoridades locais no normal patrulhamento, mas também ajudar os cidadãos portugueses com informações úteis e servindo de ponte de contacto com os polícias locais.

Fonte: Noushad Thekkayil/EPA

Em comunicado, a PSP informou que a cooperação alicerça-se em duas frentes principais. Numa perspetiva de terreno, os spotters são a ponte direta com os fãs de futebol, visando interligar os adeptos da seleção das quinas com as autoridades qataris. No que concerne a inteligência policial e a troca de informações desportivas, encontram-se o Coordenador do Ponto Nacional de Informações sobre Desporto (PNID) e um analista de informações desportivas no CCPI – Centro de Cooperação Policial Internacional.

A participação ativa da PSP nos Campeonatos do Mundo remonta ao Europeu de 2004, realizado no nosso país. Desde então, as forças de autoridade portuguesas cooperam com as internacionais, numa tentativa de diminuir o risco de violência e apoiar os adeptos. Com o Qatar, o estreitar de laços desenvolveu-se, sobretudo, nos últimos dois anos. Esta delegação portuguesa é liderada pelo Sr. Superintendente João Carlos Filipe Ribeiro.

Envolto em muita polémica, o Mundial de 2022 no Qatar já teve início. O Ciberjornal CC quer saber a opinião dos seus leitores em relação a esta temática. Aceda ao link e partilhe connosco a sua visão.