Portugal estreia-se hoje no Mundial do Catar

A Seleção Nacional joga a primeira partida no Mundial frente a Gana esta quinta-feira em Doha.

Foto: EPA/MIGUEL A. LOPES

Portugal vai em busca de uma vitória para começar a competição com o pé direito. A equipa das ‘quinas’ não vence a partida inaugural dos mundiais desde 2006, quando superou Angola por 1-0 na Alemanha. Nas últimas três edições, foram dois empates com Espanha e Costa do Marfim e uma goleada de 4-0 frente aos alemães em 2014.

O selecionador Fernando Santos elogiou os adversários na conferência de imprensa às vésperas do confronto “As equipas africanas têm muito talento e vão sempre crescendo a nível tático. Hoje em dia são equipas muito mais completas. […] Vai ser difícil, mas estamos confiantes”.

Sobre as expectativas para o Mundial do Catar, Fernando Santos disse acreditar que Portugal tem capacidade para lutar pelo título e destacou o apoio dos adeptos. “Sei da dificuldade, mas propomo-nos a dar uma grande alegria aos portugueses. É isso que vamos fazer com a máxima paixão, entrega e alegria. Sentimos isto de forma tremenda, este apoio fantástico dos portugueses”, completou.

Foto: PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP

Bruno Fernandes também destacou os pontos fortes da seleção africana “o Gana pode causar-nos muitos problemas porque é uma seleção rápida, com muita força física. Sabemos que fazem sempre grandes exibições”. O médio do Manchester United foi questionado ainda sobre as polémicas envolvendo o companheiro de equipa Cristiano Ronaldo: “O que o Cristiano disse não tem impacto algum. O nosso foco é a Seleção e fazer o nosso melhor no jogo de amanhã”.

Fernando Santos terá a disposição para esta partida todos os 26 jogadores relacionados para o Mundial. Nuno Santos, que falhou uma das sessões desta semana, regressou ao último treino antes da estreia, segundo a FPF.

O onze provável de Portugal para a estreia conta com Diogo Costa – João Cancelo, Pepe, Rúben Dias, Raphael Guerreiro – Rúben Neves, William Carvalho, Bruno Fernandes, Bernardo Silva – Cristiano Ronaldo e Rafael Leão.

A partida frente ao Gana começa às 16h00 (de Lisboa), 19h00 no horário local. Também no Grupo H, Coreia do Sul e Uruguai têm encontro marcado às 13h00.

 

Luísa Carmo