A noroeste da Península Ibérica surge um novo gigante europeu que veio causar controvérsia, especialmente no Twitter. Já com presidente, hino, moeda (Lis), bandeira e site oficial, Listenburg é considerado por muitos uma piada que tomou dimensões surpreendentes.
Fonte: Twitter
30 de outubro – Gaspard Hoelscher (conhecido no Twitter como @gaspardooo) criou um país para gozar com o estereotípico fraco conhecimento geográfico dos americanos. “Tenho a certeza que os americanos não sabem o nome deste país”, escreveu no Twitter
Rapidamente o tweet se tornou viral tendo neste momento mais de 10.5 mil curtidas e milhares de comentários de outros utilizadores da plataforma, incluindo até algumas figuras mediáticas que entraram na brincadeira começando a comentar e a legitimar a existência do país imaginário. De fotos de suposto locais turísticos a publicações por parte dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 a congratular o país pela entrada na União Europeia, o país tem cada vez mais chances de realmente enganar algumas pessoas.
31 de outubro – Mapa oficial das principais cidades do país é anunciado pelo Ministério do Interior (@IntrListenbourg)
3 de novembro – Multinacional irlandesa Ryanair anuncia nova base aérea em Listenburg. Muitas outras organizações e empresas como Waze e MacDonnald’s juntam-se também à piada.
Os Estados Unidos ainda não se pronunciaram sobre a questão, no entanto, é claro que este país não surge sem a sua pitada de controvérsia já havendo opositores a este país que veio “roubar” territórios do norte de Portugal e Espanha.
Por outro lado, a relevância das redes sociais mostra-se cada vez maior, sendo um local de publicidade grátis onde cada vez mais empresas e organizações procuram estar presentes. Ficarão elas mais próximas dos seus clientes? Será que participar neste tipo de” eventos culturais” das redes sociais tem um impacto positivo na imagem dessas empresas? Estarão empresas que não participam antiquadas?
E você? Acha que este tipo de marketing mancha a imagem e o profissionalismo das empresas ou aproxima-as do seu público-alvo? Não deixe de nos deixar a sua opinião através do jornal JPN ou enviando um email para up202004901.up.pt
Participe ainda neste formulário
Cláudio Louzada