MIMO Festival traz diversidade cultural e geográfica ao Porto

De 23 a 25 de setembro, as ruas do Porto darão lugar à arte. O MIMO Festival inicia nova edição na Invicta, de forma totalmente gratuita e com um plano de mais de 60 atividades. 

Fonte: MIMO Festival

Fonte: MIMO Festival

A cidade do Porto é o palco escolhido para a realização da nova edição do MIMO Festival. O festival brasileiro, que já realizou 4 edições em Amarante, leva a arte e a diversidade aos lugares mais reconhecidos da cidade. Os eventos estarão espalhados pelo centro histórico de 23 a 25 de setembro e a entrada é totalmente livre, algo sublinhado pela organização do festival.

Após a Feira do Livro do Porto, o MIMO promete fechar o verão na Invicta com mais de 60 atividades diversas desde concertos, dj sets, sound systems, workshops, residências, palestras, vídeo mapping, videoarte, performances e tecnologia dedicadas à Amazónia. A Livraria Lello é o lugar escolhido para a Chuva de Poesia do novo ano e sabe-se que acontecerá um recital de celebração do bicentenário da independência do Brasil. Será uma “grande festa de arte e cultura”, diz a organização.

As atividades estarão espalhadas por 11 espaços históricos:  Largo Amor de Perdição, Jardim da Cordoaria, Reitoria da Universidade do Porto, Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, Passeio das Virtudes, Palácio de Cristal e as Igrejas do Carmo, dos Carmelitas Descalços, de São José das Taipas, de Nossa Senhora da Vitória e de São Bento da Vitória.

O MIMO conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto que afirma que este será o “maior evento de música do mundo que a cidade já recebeu”. Rui Moreira chama-lhe um “festival de todos para todos”, mostrando-se positivo para com o desempenho do evento, que já soma um total de 1.85 milhões de espetadores desde 2004.

O programa conta com  Emicida, Chico César, DJ Branko e Pedro Burmester & Quarteto de Cordas de Matosinhos. O cartaz completo pode ser visitado no site oficial.

O MIMO Festival é um festival de origem brasileira, criado há 18 anos, que junta diversidade cultural, geográfica e temática num só evento. Desde o início da pandemia que o MIMO não realizava novas edições em Portugal. O MIMO realizou quatro edições, entre 2016 e 2019, em Amarante. As razões para mudança do local não são totalmente conhecidas mas sabe-se que a organização processou a Câmara Municipal de Amarante, em 2020, após o cancelamento indevido da quinta edição do evento.

Por João Jesus