Como defenir o vivo? : Festival Internacional de Marionetas do Porto 2022

A nova edição do Festival Internacional de Marionetas do Porto (Fimp) arranca a 7 de outubro e traz pela última vez aos palcos o tema “Ciências e Políticas da Matéria Animada”, contando com artistas da Eslovénia, Espanha, Chile, Coreia do Sul, Chéquia, Bélgica e dos Açores, para além dos artistas de Portugal continental.

(imagem retirada do site oficial do Fimp)

O Fimp 2022 conta com um extenso programa que se estende por vários locais do Porto até ao dia 16 de outubro. Este programa aloja, para além das performances, vários tipos de workshops, como de construção de marionetas, entre outras atividades. Algumas destas  exigem a compra de um bilhete, enquanto que outras podem ser aproveitadas gratuitamente, mediante apenas uma inscrição prévia, como é referido no site oficial do Fimp.

Este ano, o festival vai se desenvolver em espaços como vários teatros do Porto e Matosinhos, na estação de metro da Trindade, no jardim da Cordoaria e no ESMAE ( Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo), além de também se desenvolver online e nos ecrãs das estações de metro do Porto.

Este festival conta já com muitos anos de história, desde o seu surgimento em 1989. Segundo a Direção-Geral das Artes, o Fimp começou por definir-se como um Festival Contemporâneo de Teatro para adultos, no entanto, com a atribuição do prémio Sirena D Oro em 1992, o trabalho feito pelo Teatro de Marionetas foi reconhecido e a associação do Festival Internacional de Marionetas foi instituída.

Igor Gandra é quem se encontra à frente da direção artística do festival deste ano, como o tem feito desde 2010, onde ele redirecionou o  olhar do festival sobre as práticas da marioneta contemporânea.

Apesar de o programa efetivo só se iniciar oficialmente no dia 7, no dia 1 de outubro vai passar nos ecrãs das estações de metro do Porto um pequeno vídeo de apresentação do festival, que também vai estar disponível online.

Vídeo de apresentação do Fimp’21 (vídeo retirado de: https://www.youtube.com/watch?v=Hw9wOSTNGcM)

Beatriz Santos