As marionetas ganham vida em outubro na Invicta

A 33ª edição do Festival Internacional de Marionetas do Porto decorre entre 7 e 16 de outubro em várias salas de espetáculo, estações de metro e num jardim da cidade.

Foto: Facebook do FIMP

Desde o palco do Teatro Municipal do Porto Rivoli/Campo Alegre ao Teatro de Ferro, do Coliseu do Porto Ageas ao Teatro Helena Sá e Costa ou do Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, as marionetas invadem a Agenda Cultural do Porto em outubro.

O FIMP’22 apresenta uma programação diversificada, pautada por eventos pontuais, ao longo de todo o ano, no entanto, é ao longo das duas primeiras semanas de outubro que as marionetas têm um festival seu, que conta com participações nacionais e internacionais, dispersas por diversos lugares, bem como apoios e parecerias que asseguram a realização do festival.

No site do FIMP, a organização explica que este é “um Festival de teatro contemporâneo para adultos, não excluindo todavia o público juvenil, para o qual criou uma programação complementar“. E, ainda, que “o que verdadeiramente fez dele um Festival diferente foi sobretudo a sua afirmação como espaço aberto de formação, de experimentação, de diálogo e de cruzamento de géneros, de estéticas, de culturas, de países, de artistas, de espetadores, de jovens”.

A consulta do programa do festival pode ser feita aqui. A maioria das performances é de acesso gratuito e, nos casos em que é pago, tem o custo máximo de 7€.

A partir do dia 1 de outubro, data da Abertura da Abertura 2022, o festival espalha-se pelas estações do metro do Porto, trocam-se as máscaras de proteção pelas máscaras dos bonecos animados, a cultura contamina a rotina urbana.

Imagens de antevisão da 33ª edição do FIMP:

Fonte: site oficial FIMP

Beatriz Tavares