Ligação

 

Costa vence com maioria absoluta em legislativas 2022

António Costa afirma “O povo votou e o PS ganhou e os portugueses confirmaram hoje [ontem], de modo inequívoco, o que já tinham dito há dois anos: que desejam um Governo do PS para os próximos quatro anos”.

O PS conseguiu eleger mais de metade dos deputados do Parlamento e ganhando assim a possibilidade de governar sozinho.

Costa afirmou “Uma maioria absoluta não é poder absoluto, não é governar sozinho é uma responsabilidade acrescida, é governar para todos os portugueses”.

Contudo, o líder do partido socialista garantiu que não o fará garantindo que a “maioria absoluta será uma maioria de diálogo com todas as forças da Assembleia da República” reconhecendo que precisa dos outros partidos para o bom rumo do pais.

Esta é a segunda maioria absoluta da história do PS é ‘apenas’ o quarto melhor resultado socialista.

Após as largas horas de espera, António Costa, confirmou aquilo que, passou de pressuposto a remate plausível: “O PS terá eleito entre 117 e 118 deputados”, assegurando a conquista da maioria absoluta – que, lembro, é atingida com 116 parlamentares.

Psd, no entanto, também ficou marcado por 27,80% dos votos quase igual ao ano 2019. Rui Rio reconhece que ficou longíssimo dos seus objetivos.

Já o Chega sobe com toda a força com 7,15% dos votos, quase 6% mais votos que há 3 anos e ainda passa de 1 para 12 deputados representantes na assembleia da república.

A Iniciativa Liberal perde força nos votos, mas ganha mais 7 novos representantes na Assembleia da república garantindo assim ter voz ativa no pais.

Continuamos com 42% de abstenção nas eleições, menos 3.5% do que em 2019 e 1.2% de votos são feitos em banco e 0.9% nulos, também estes são números menores dos que nas legislativas de 2019.

Profissional