Legislativas: PS reconquista Porto

O partido socialista sagrou-se vencedor do distrito do Porto, nas eleições legislativas de ontem. O PS assegurou 19 deputados, obtendo assim resultados melhores do que os de 2019.

Foto da página oficial do Facebook do Partido Socialista

De acordo com os resultados divulgados pelo Ministério da Administração Interna, o PS permanece como a força política mais votada. Os socialistas conseguiram 19 mandatos, seguindo-se o PSD com 14.

A Iniciativa Liberal foi a terceira força política mais votada, mas com uma diferença percentual de votos bastante elevada. Ainda assim, conseguiu eleger 2 deputados, tal como o Bloco de Esquerda e o Chega.

Por fim, a coligação PCP-PEV apurou 1 deputado.

A Póvoa de Varzim assume-se como o único concelho portuense a não ter o PS como o partido mais votado, mas sim o PSD (segundo rtp).

Estes resultados reforçam os resultados obtidos nas legislações anteriores, na medida em que conferem ao Partido Socialista um número superior de votos e de deputados eleitos. Contudo, verifica-se a ascendência de partidos como o Chega e a Iniciativa Liberal, que anteriormente não conseguiram apurar nenhum deputado.

Seguem-se os gráficos dos resultados de ambas as eleições para que seja possível efetuar uma comparação.

Resultados das Eleições Legislativas 2019 – Ministério da Administração Interna

Resultados das Eleições Legislativas 2022 – Ministério da Administração Interna

As legislativas de 2022 ficam também marcadas por uma abstenção de 38,16% dos residentes do distrito do Porto, encontrando-se abaixo da abstenção nacional (42,04%). Foram contabilizados 9.993 votos brancos (1,01%) e 8.319 votos nulos (0,84%).

 

Mariana Marcelino