O partido socialista sagrou-se vencedor do distrito do Porto, nas eleições legislativas de ontem. O PS assegurou 19 deputados, obtendo assim resultados melhores do que os de 2019.
De acordo com os resultados divulgados pelo Ministério da Administração Interna, o PS permanece como a força política mais votada. Os socialistas conseguiram 19 mandatos, seguindo-se o PSD com 14.
A Iniciativa Liberal foi a terceira força política mais votada, mas com uma diferença percentual de votos bastante elevada. Ainda assim, conseguiu eleger 2 deputados, tal como o Bloco de Esquerda e o Chega.
Por fim, a coligação PCP-PEV apurou 1 deputado.
A Póvoa de Varzim assume-se como o único concelho portuense a não ter o PS como o partido mais votado, mas sim o PSD (segundo rtp).
Estes resultados reforçam os resultados obtidos nas legislações anteriores, na medida em que conferem ao Partido Socialista um número superior de votos e de deputados eleitos. Contudo, verifica-se a ascendência de partidos como o Chega e a Iniciativa Liberal, que anteriormente não conseguiram apurar nenhum deputado.
Seguem-se os gráficos dos resultados de ambas as eleições para que seja possível efetuar uma comparação.
As legislativas de 2022 ficam também marcadas por uma abstenção de 38,16% dos residentes do distrito do Porto, encontrando-se abaixo da abstenção nacional (42,04%). Foram contabilizados 9.993 votos brancos (1,01%) e 8.319 votos nulos (0,84%).
Mariana Marcelino