Legislativas 2022: PS conquista o distrito de Braga

Com 42% dos votos, PS vence as eleições no círculo eleitoral de Braga, o partido destaca ainda o aumento significativo de 40 mil votos em relação às legislações de 2019.

Vitória Nacional de António Costa como primeiro-ministro
Fotografia pela revista MAGG

O PS ganhou no passado domingo as eleições legislativas no distrito de Braga, conseguindo aumentar para nove o número de deputados,  e os restantes lugares distribuíram-se pelo PSD (oito) e, pela primeira vez, pelo Chega (um) e pela IL (um).

O partido destaca ainda a vitória em 9 dos 14 concelhos do Distrito, com particular destaque para Celorico de Basto, a Póvoa de Lanhoso e Amares.

Numa lista encabeçada pelo Secretário Geral Adjunto do Partido Socialista, José Luís Carneiro, juntam-se ainda, Elisabete Matos, Joaquim Barreto, Hugo Pires, Palmira Maciel, Luís Soares, Eduardo Oliveira, Anabela Real e Pompeu Martins.

No terceiro e no quarto lugar surgem, respetivamente, Chega e Iniciativa Liberal , com um deputado cada, cenário inédito em Braga. O partido liderado por André Ventura teve 28.771 votos e elegeu António Peixoto, os liberais conseguiram 21.429 e elegeram Rui Garcia da Rocha.

André Lima, Firmino Marques, Maria Clara Marques Mendes, Carlos Ribeiro dos Reis, Jorge Oliveira, Maria Gabriela Rodrigues da Fonseca, Bruno Coimbra e Carlos Cação vão ocupar a bancada do PSD.

Legislativas 2022 – resultados no circuito de Braga Gráfico por CNN Portugal

Em 2019, segundo dados obtidos, o PS, então com 36,40% dos votos, tinha conquistado oito mandatos, o mesmo número do que o PSD (34,08%). A distância entre os partidos aumentou este ano, com os socialistas a obter 42,01% (207.793 votos) e os sociais-democratas a registar 34,78% (172.007). Por comparação, o Bloco de Esquerda perdeu os dois mandatos que elegeu em 2019, o mesmo acontecendo com o CDS que perdeu o mandato que elegera nesse mesmo ano.

Legislativas 2019 – resultados no circuito de Braga
Gráfico por RTP Notícias

Dos 776.539 inscritos no distrito, foram no domingo às urnas 494.602 eleitores.

 

 

Beatriz Sequeira