No dia 15 de dezembro decorre, em formato completamente online, a conferência dedicada ao Ciberjornalismo em Portugal com debate e premiações.
O debate temático abre às 14:00 horas o evento da sétima jornada do Observatório de Ciberjornalismo. A discussão terá participação de Gustavo Cardoso (ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa), Natália Leal (Agência Lupa, Brasil), Ramón Salaverría (Universidade de Navarra, Espanha) e Luísa Meireles (Agência Lusa) e moderação de Hélder Bastos (Universidade do Porto). Ao todo, três das instituições presentes no debate integram o projecto IBERIFIER, um dos oito observatórios regionais com fundos europeus para apurar e combater a desinformação.
Logo após, serão conhecidos os vencedores dos Prémios de Ciberjornalismo de 2021. São 8 prémios a serem entregues, incluindo “Excelência Geral em Ciberjornalismo”, “Última Hora”, “Reportagem Multimédia”, entre outros. Na categoria “Ciberjornalismo Académico”, destaca-se a reportagem Síndrome de Tourette: os tiques não definem, de autoria de Ana La-Salete Silva, Leonor Hemsworth, Miguel Freitas e Rui Vieira Cunha para o Jornalismo PortoNet (JPN), entre os finalistas.
O júri é composto por 13 investigadores e docentes universitários e tem como objectivo premiar os melhores trabalhos no jornalismo online em 2021.