Já são conhecidos os finalistas dos Prémios do Ciberjornalismo

Publicados os trabalhos finalistas nas diversas categorias do ciberjornalismo, até dia 13 de dezembro, cabe ao público votar entre o que melhor é produzido em Portugal na área jornalismo online.

Foto: Ana Isabel Reis

Tal como nos anos anteriores, a 14.ª edição dos Prémios de Ciberjornalismo é uma iniciativa do Observatório do Ciberjornalismo, da Universidade do Porto. Os trabalhos finalistas são agora submetidos a uma votação online no site do ObCiber.

São oito os prémios e para todos haverá um prémio do júri e um prémio do público. As categorias são a Excelência Geral em Ciberjornalismo, Última Hora, Reportagem Multimédia, Narrativa Vídeo Digital, Narrativa Sonora Digital, Infografia Digital, Ciberjornalismo de Proximidade e Ciberjornalismo Académico.

O jornal “Público” é o cibermeio que mais prémios reune até à data, até agora, são dezanove. Este ano domina as nomeações entre os finalistas, com um total de 5 trabalhos nomeados. De seguida, o “Observador” e a “Rádio Renascença” somam cada jornal um total de 3 trabalhos nomeados. Estes três jornais são também os destacados para o prémio de “Excelência Geral em Ciberjornalismo”.

Dia 15 de dezembro, às 16h30, serão anunciados os vencedores desta edição. No mesmo dia em que se realizam as VII Jornadas do ObCiber (#7JOBCIBER), um debate sobre um tópico da atualidade, a desinformação online.

Neste debate marcará presença Natália Leal, jornalista da Agência Lupa, assim como Luísa Meireles, diretora de informação da agência Lusa ,Gustavo Cardoso, sociólogo e professor do ISCTE, e Ramón Salaverria da Universidade de Navarra, com e moderação de Helder Barros. ISCTE e a agência Lusa são parte constituinte do projeto Iberifer.

“Cibermeios e Desinformação” é o mote para as VII Jornadas do ObCiber (#7JOBCIBER).

Quanto ao “Ciberjornalismo Académico”, um dos artigos nomeados é do JPN. São os jovens Ana La-Salete Silva, Leonor Hemsworth, Miguel Freitas e Rui Vieira Cunha os autores do artigo finalista, um trabalho dedicado à Síndrome de Tourette.

Os finalistas são nomeados por uma equipa de docentes da área e ciberjornalistas nomeados pela Obciber que têm a missão de analisar. Para saber mais sobre o regulamento dos Prémios de Ciberjornalismo, clica aqui.