Desinformação: Tema de debate das 7ªs jornadas do OBCIBER

Vasco Ferreira

No próximo dia 15 de Dezembro terão lugar as jornadas organizadas pelo Observatório de Ciberjornalismo, núcleo de investigação, que neste ano apresentam-se com o mote “Cibermeios e Desinformação”. Como é tradição, um dos destaques será a entrega dos prémios de ciberjornalismo.

A primeira parte do evento, a começar pelas 14h00, consistirá num debate sobre os cibermeios e a desinformação, no qual participarão quatro docentes de diferentes àreas: Gustavo Cardoso, Professor Universitário do ISCTE – o Instituto Universitário Lisboa; Natália Leal, Diretora-Executiva da Lupa, primeira agência de “Fact-Checking” brasileira; Ramón Salaverria, professor da Universidade de Navarra {Espanha}  e director do IBERIFER, projeto luso-espanhol de pesquisa na área da desinformação em cibermedias; e Luísa Meireles, jornalista da agência Lusa. O debate será moderado por Hélder Bastos, professor da Universidade do Porto.

A segunda parte consistirá na 14ª edição da entrega dos prémios de Ciberjornalismo, com hora de arranque marcada para às 16h30. Agora e após a apresentação das nomeações em 8 categorias, será a altura do público ir a votos e escolher um vencedor entre vários trabalhos de ciberjornalismo, em ultima nota que a votação só estará disponível até dia 13 de Dezembro.

Tal como ano passado, será em formato virtual. Os interessados em comparecer à 7ª edição deste evento terão de fazer inscrição até 13 de Dezembro para depois receber o link para a chamada online em email.

Quem estiver interessado empelo menos participar no evento, votar nos premios de ciberjornalismo, ou apenas conhecer mais informações sobre o evento, apenas terá de ir ao site do OBCIBER.

Noticia do JPN