Cibermeios e Desinformação em debate nas VII Jornadas ObCiber

A 7.ª edição das Jornadas ObCiber realizar-se-á quinta-feira, 15 de dezembro, pelas 14h30, em formato online. O tema de debate este ano são os “Cibermeios e Desinformação”.

Cartaz das VII Jornadas Obciber

O cartaz oficial das VII Jornadas ObCiber (Fonte: ObCiber)

Divididas em dois momentos oficiais, as VII Jornadas ObCiber seguem o modelo estabelecido em anos anteriores: primeiramente, a começar às 14h30, terá início um debate focado nos Cibermeios e Desinformação, moderado por Hélder Bastos. Este terá a presença de Natália Leal (Agência Lupa), Gonçalo Cardoso (ISCTE-IUL), Ramón Salaverria (Universidade de Navarra) e Luísa Meireles (Lusa).

Seguidamente, decorrerá, pelas 16h30, o anúncio dos vencedores da 14.ª edição dos Prémios de Ciberjornalismo, que podem ser escolhidos mediante votação do júri e do público, entre oito categorias diferentes que englobam diferentes áreas e modalidades do ciberjornalismo, desde o “Última Hora” até ao “Ciberjornalismo de Proximidade”. O júri deste ano engloba membros de várias universidades e institutos superiores portuguesas, espanholas e brasileiras, entre os quais três docentes da Universidade do Porto.

Ao contrário de anos anteriores, as VII Jornadas ObCiber contarão apenas com estes dois momentos: nas V Jornadas Obciber, assistiu-se a uma conferência encabeçada por Pilar Sánchez-Garcia sobre a “essência formativa do ciberjornalismo”.

Entre os participantes do debate, Gonçalo Cardoso, Ramón Salaverria e Luísa Meireles fazem parte de organizações incluídas no IBERIFIER, um observatório criado para investigar e posteriormente identificar as principais ameaças de desinformação.

David Pinto