Em semelhança ao ocorrido na última sexta-feira (3), o Metro do Porto terá seu funcionamento bastante reduzido nesta terça-feira (7). Esta condição está relacionada à greve por melhores condições de trabalho e uma atualização salarial, promovida pelo Sindicato Nacional dos Maquinistas (SMAQ). Em nota, o sindicato afirma “Viaporto não está interessada na paz laboral”, mas se diz aberto à negociações, “desde que exista boa fé negocial por parte da Viaporto”.
De acordo com o comunicado emitido pelo Metro do Porto, as linhas Azul (A), Vermelha (B), Verde (C), Violeta (E) e Laranja (F) não terão funcionamento hoje. Entretanto, haverão circulações “muito pontuais” na Linha Amarela (D) e no tronco comum entre as estações Senhora da Hora e Estádio do Dragão.
Em função disto, o Metro do Porto disponibilizará serviços alternativos de autocarro para as linhas B (Vermelha) e C (Verde). Os horários destas linhas podem ser consultados acima.
Em noite do confronto FC Porto-Atlético de Madri, na UEFA Champions League, a estação do Estádio do Dragão permanecerá fechada por motivos de segurança. Também no comunicado, o Metro do Porto recomendou a utilização da rede STCP e de outros operadores rodoviários como alternativa para chegar ao Dragão.
Ademais, a Estação Combatentes estará sem serviços após às 21h30, também por razões de segurança.
Na última sexta-feira (3), o primeiro dia de greve no Metro do Porto teve adesão de 100% entre os associados do Sindicato dos Maquinistas, afirmou Hélder Silva, dirigente sindical da SMAQ, à Agência Lusa. Contudo, alguns maquinistas (não sindicalizados) trabalharam normalmente.
Por Paulo Sérgio Nunes