Greve: Metro do Porto sem serviços até dia 7 de dezembro

O metro do Porto estará condicionado no dia 7 de dezembro devido a greve do Sindicado dos Maquinistas. Nessa data as linhas azul, vermelha, verde, violeta e laranja não vão funcionar e apenas encontrará em circulação a linha amarela mas com circulações pontuais. Especificamente a estaçáo do Estádio do Dragão não funcionará por motivos de segurança.

Foto: Logótipo do Metro do Porto

No dia 7 de dezembro o serviço do metro no Porto volta a funcionar mas ainda com condiçoes precarias. A greve foi provocada, como diz em um comunicado, por conta da recusa da empresa ViaPorto aceitar as reivindicações dos Maquinistas da Metro do Porto. Segundo a SMAQ “a proposta de serviços mínimos da ViaPorto foi absolutamente absurda”.

A SMAQ ainda destaca que as medidas minimas podem dar a sensação de “serviço suficiente..” nos utentes “que na prática não ocorrerá, o que poderá provocar uma sobrecarga perigosa em estações, subterrâneas e à superfície, que manifestamente não estão dimensionadas para comportarem grandes multidões, colocando em causa a segurança dessas pessoas e do sistema de metropolitano.”.

No decorrer, o Metro do Porto publicou um comunicado a avisar que devido ao jogo da liga dos capeões no Estádio do Dragão, a “estação não terá, por motivos de segurança, qualquer serviço, permanecendo fechada.”

Para álem disso entre os dias 3 e 7 de dezembro a Metro do Porto disponibilizará um serviço de transportes alterativos para os que moram entre os segmentos da linha vermelha e verde. Segundo a empresa entre as 6H e 1H estarão disponiveis autocarros para os portadores do titulo de Andante com paragens entre a Póvoa de Varzim e a Senhora da Hora (Linha Vermelha), com paragens nas estações de Metro da Póvoa, Vila do Conde e Senhora da Hora. Bem como há um serviços de autocarros entre o Fórum Maia e o ISMAI.

Carolina Okumura