Greve dos maquinistas deixa Metro do Porto sem serviços no dia 7

Em comunicado, a empresa informou que as Linhas Azul (A), Vermelha (B), Verde (C), Violeta (E) e Laranja (F) não estarão a funcionar nos dias 3 e 7 de dezembro, tendo somente serviços muito pontuais.  

A greve foi convocada pelo Sindicato dos Maquinistas (SMAQ) e iniciou-se no dia 3 de dezembro (sexta-feira) e terá continuação amanhã, dia 7 de dezembro. O motivo para o decreto da greve foi devido a “um impasse negocial com a Viaporto e  à recusa da administração da empresa em aceitar reivindicações dos maquinistas da SMLAMP” , informou o Sindicato.

As principais linhas não estarão a prestar os serviços mínimos, “existindo apenas circulações muito pontuais na Linha Amarela (D) e no tronco comum entre as estações Senhora da Hora e Estádio do Dragão”, como ressaltou a empresa responsável pelo Metro. O sindicato chegou a afirmar que a Viaporto não está “interessada na paz laboral”.

Foto: Amin Chaar / Global Imagens

No dia 7 de dezembro a situação poderá ficar um pouco mais complicada, uma vez que vai acontecer o jogo da Liga dos Campeões (FC Porto VS Atlético de Madrid) no Estádio do Dragão.  A estação de metro do Dragão não vai estar a funcionar “por motivos de segurança” e, dessa forma, estará encerrada. Assim, o Metro do Porto recomenda a utilização de outros serviços para ir até o local do jogo.

Mesmo assim, foram garantidas opções alternativas de transporte de autocarro durante os dois dias da greve nas linhas Vermelha e Verde, entre as 6h e a 1h da manhã, com autocarros entre a Póvoa de Varzim e a Senhora da Hora, com paragens nas Estações de Metro da Póvoa, Vila do Conde e Senhora da hora. Entre o Fórum Maia e o ISMAI, há um serviço de autocarros vaivém, com paragens em ambas as estações.

 

Evelyn Padovani