Amanhã não haverá serviço de Metro no Porto

Há semelhança do que aconteceu na passada sexta-feira, dia 3 de dezembro, amanhã, dia 7, o Metro do Porto vai estar sem serviços mínimos. Devido a uma greve dos trabalhadores, promovida pelo Sindicato dos Maquinistas (SMAQ), as linhas Azul (A), Vermelha (B), Verde (C), Violeta (E) e Laranja (F), não vão estar ativas, existindo apenas circulações muito pontuais na Linha Amarela (D) e no tronco comum entre as estações Senhora da Hora e o Estádio do Dragão.

Num comunicado de imprensa, a Metro do Porto refere que, “a capacidade de transporte estará limitada” mas que estão a ser desenvolvidos todos os esforços no sentido de minimizar os impactos. Nesse sentido, e para colmatar os efeitos da greve, a empresa vai disponibilizar um serviço de transportes alternativos nas linhas Vermelha e Verde. Entre a 6h00 e a 1h00 , haverá autocarros disponíveis para clientes portadores de título Andante entre a Póvoa de Varzim e a Senhora da Hora (Linha Vermelha), com paragem intermédia na estação de Metro de Vila do Conde. De igual modo, no segmento entre o Fórum Maia e o ISMAI, existirá um serviço de autocarros em vaivém, com paragem naquelas duas estações. 

Fonte: ‘Global Imagens’

A interrupção dos serviços pode começar ainda esta segunda-feira, havendo partidas que têm apenas horário marcado até cerca das 22h30.

A entidade de transportes afirma ainda que amanhã, terça-feira, haverá jogo da Liga dos Campeões no Estádio do Dragão e que por motivos de segurança, essa estação estará fechada.  A Metro do Porto recomenda assim aos adeptos que utilizem a rede de autocarros STCP e de outros operadores rodoviários para acederem ao Estádio.

O Sindicato dos Maquinistas, justifica a paralisação pela valorização efetiva das Carreiras de Condução e Regulação e por melhores condições de trabalho.

Por Catarina Afonso Santos