Autárquicas 2021: Rui Moreira vence novamente no Porto

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, foi reeleito pela terceira vez neste domingo de eleições. À liderar a segunda cidade do país pelos próximos 4 anos, dessa vez, sem maioria absoluta. 

​​Agora é oficial. Rui Moreira vence Porto mas não obtém maioria — e BE elege vereador - Atualidade - SAPO 24Foto: Lusa

O movimento independente Rui Moreira: Aqui Há Porto! Obteve 40,72% dos votos e seis mandatos nesta eleição de 2021. O autarca liderou os votos em todas as freguesias do Porto, com destaque para a União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, no qual obteve 45% total dos votos, de acordo com o RMI. 

 Em comparação com 2017, o mesmo obteve 44,46% dos votos e sete dos 13 mandatos. 

Concorrendo em segundo lugar ficou o candidato do PS, Tiago Barbosa Ribeiro, com 18,02% e três mandatos, e o candidato do PSD, Vladimiro Feliz, com 17,25% dos votos e dois mandatos. 

Em conferência de impresa, Moreira afirmou que independentemente do resultado, vai garantir que o Porto continuará a ser forte e a ter o carácter granítico que sempre assumiu na história do país.  

“Nunca esquecemos os nossos compromissos”, disse, perante uma estrondosa salva de palmas dos seus apoiantes que não arredaram pé enquanto Rui Moreira não desceu para discursar. (via Público)

Laís Morais