Rui Moreira vence eleições autárquicas no Porto, mas sem maioria absoluta

Imagem: Lusa
Recandidato à Câmara do Porto Rui Moreira foi eleito para um terceiro e último mandato.

As eleições autárquicas de 2021 realizaram-se no último fim de semana e com sete freguesias apuradas, Rui Moreira com o movimento independente: Aqui Há Porto! Vence com 40,72% dos votos e seis mandatos, em segundo lugar ficou o candidato do PS Tiago Barbosa Ribeiro com 18,02% e três mandatos – segundo os dados divulgados pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

O movimento independente de Rui Moreira: Aqui Há Porto foi apoiado por IL, CDS, Nós Cidadãos, Vladimiro Feliz (PSD), Mais – Tiago Barbosa Ribeiro (PS), Ilda Figueiredo (CDU), Sérgio Aires (BE), Bebiana Cunha (PAN), António Fonseca (Chega), André Eira (Volt Portugal), Diogo Araújo Dantas (PPM), Bruno Rebelo (Ergue-te),  Diamantino Raposinho (Livre).

Em relação a assembleia municipal, Rui Moreira obteve 34,51% dos votos, perdendo um deputado e novamente sem maioria. Ademais o movimento conquistou seis freguesias a que se candidatou, mas perdeu Paranhos para o PSD, e apoiou o atual presidente da junta da freguesia de Campanhã- Ernesto Santos, o qual foi reeleito.

O candidato oito anos apos sua primeira vitoria e quatro anos após ser reeleito com maioria absoluta em 2017 Rui Moreira tinha vencido com 44,46% – sendo assim sete vereadores, com 13 atribuídos – dos votos contra 28,55% do PS – quatro vereadores- e 10,39% do PSD – um vereador, segundo dados do Ministério da Administração Interna (MAI).

Carolina Okumura Marins De Paulo

Fontes:
SIC Noticias

ECO Sapo