A coligação “Juntos por Braga”, encabeçada por Ricardo Rio, assegurou a reeleição com maioria absoluta pela terceira vez consecutiva, apesar de ter perdido um vereador.
por Pedro Serafim/ 30-09-2021
Créditos: Braga TV
O Presidente da Câmara de Braga, em declarações à Lusa, desvalorizou a perda de um vereador comparativamente com as eleições em 2017, sublinhando que “não é nada de muito surpreendente” devido ao “aparecimento de novas candidaturas à direita”. Ricardo Rio garantiu ainda que era viável “um melhor resultado” caso as suas decisões governativas tivessem em vista as eleições.
A coligação PSD/CDS-PP/PPM/Aliança liderada por Ricardo Rio obteve seis mandatos (42,86% dos votos) no qual constam da lista Altino Bessa, Sameiro Araújo, Olga Pereira, João Rodrigues e Carla Sepúlveda. Já o PS arrecadou quatro mandatos (30,69% dos votos). Um dos lugares na vereação fica guardado a Bárbara Barros da CDU (6,73% dos votos). Os resultados ao pormenor podem ser visualizados no site fornecido pelo SGMAI.
De ressalvar, que a coligação em 2017 obteve 52,1% dos votos e 7 vereadores contra os 27,9% dos votos garantidos pelo PS, naquele que foi seu pior resultado de sempre no concelho. O Partido Socialista contava com Miguel Corais como cabeça de Lista à época.
Hugo Pires, o cabeça de Lista do Partido Socialista, apesar da derrota, afirmou que “o PS é o futuro do município de Braga” uma vez que, segundo os resultados do passado domingo, “é o único partido com representação no executivo municipal que aumenta os seus votos”.
Rio realçou também que este será o seu último mandato, prometendo um projeto “muito ambicioso, com muito investimento e concretização de obras”, remetendo a sua atenção para as freguesias a rede viária e equipamentos culturais. Ricardo Rio vai encerrar desta forma um período de 12 anos de governação.
Para mais informações sobre o projeto implementado na Câmara Municipal de Braga consulte aqui