Ricardo Rio é reeleito em Braga e minimiza perda de um mandato na Câmara

As Eleições Autárquicas de 2021, acontecidas no domingo, marcaram a reeleição de Ricardo Rio (48) da coligação “Juntos por Braga”, no Concelho. O presidente da Câmara vai para seu terceiro mandato e não “ficou surpreso” com perda de um mandato para o PS.

Em declaração a Lusa, Rio destacou a possibilidade de dar continuidade a projetos “emblemáticos” como a resolução do problema de nó de Infias ou a revitalização do cinema São Geraldo.

Durante sua declaração, o presidente reeleito disse “não ser nada surpreendente” a perda de um vereador e relembrou as Autárquicas  anteriores: “Em 2017, tínhamos ganhado o sétimo vereador por uma curta margem, agora perdemo-lo também por uma margem relativamente curta. Nós não governamos para as eleições, porque se o fizéssemos talvez pudéssemos ter tido ainda melhor resultado”. A Câmara Municipal será representada por seis mandatos da “Juntos por Braga”, incluindo Rio, quatro do PS e um da CDU, coligação do PCP e PEV.

O site do MAI, fonte oficial do governo português, indica vitória da coligação entre PSD/ CDS-PP/ PPM/ Aliança com 42,89% dos votos, já o PS ficou em segundo lugar com 30,69%, uma diferença em 12 pontos percentuais, número abaixo dos 52,06% contra 27,94% de 2017, com 25% de margem.

Na Assembleia Municipal não houve maioria maioria absoluta de igual modo, 16 mandatos para “Juntos por Braga”, 13 para o PS, três da CDU, dois do BE, dois do Chega, um da IL, um do PAN e um do Livre.

 

Matheus Mendonça