Autárquicas 2021: Coligação “Maia em Primeiro” continua a governar o município da Maia

Nas eleições autárquicas de 2021, decorridas no dia 26 de setembro, os eleitores maiatos escolheram a coligação “Maia em Primeiro” para a Câmara Municipal da Maia e Assembleia Municipal, assim como a mesma coligação para governar 9 das 10 freguesias existentes no concelho.

Foto: Notícias Primeira Mão

Nas mais recentes eleições autárquicas, a coligação “Maia em Primeiro” (PSD/CDS-PP) manteve a liderança após 2017. Com 39,17% dos votos, um decréscimo de 1,7% face as últimas eleições autárquicas, segundo as fontes do site, Silva Tiago conseguiu garantir os 15 assentos parlamentares que já havia conseguido antes.

Já o PCP, Bloco de Esquerda e PSD garantiram apenas cargos para as Assembleias de Freguesias, mas que segundo o Partido Comunista Português em declaração ao jornal da Maia, foi uma “conquista merecida e festejável”.

Contudo, o PS conquistou a Assembleia de Freguesia de Águas Santas, reforçando assim sua representação parlamentar. Aos 22 parlamentares de 2017, os laranjas somam mais dois Presidentes de Junta, para totalizar 24 deputados, face a 19 deputados de toda a oposição junta.

O Bloco de Esquerda conseguiu ser novamente a terceira força política, conquistando 3567 votos (5,83%) segundo fontes do site e elegendo dois deputados.

O Chega, a Iniciativa Liberal, PAN e PCP, conquistaram um deputado municipal cada um.

 

Vídeo: Facebook “Maia em Primeiro”

Margarida Baptista de Abreu