Autárquicas 2021: PSD/CDS reconquista o Funchal e Paulo Cafôfo demite-se

A Coligação PSD/CDS-PP venceu a Câmara do Funchal com maioria absoluta e o líder do partido socialista demite-se, após uma grande derrota que relaciona diretamente com a pandemia Covid-19.

Nestas eleições, O PSD/CDS-PP obteve no total 26.841 votos, 46,98 %. O PS sozinho valeu 13,09%, aumentando o resultado de 2017 quando perdeu para a coligação Confiança (PS/BE/MPT/PDR e Nós, Cidadãos!).

Com o partido socialista derrotado, o Presidente do PS/Madeira, Paulo Cafôfo, demitiu-se da liderança do partido dados os resultados autárquicos que fazem a a coligação Confiança (PS/BE/PAN/MPT/PDR) perder a Câmara do Funchal, que fica agora nas mãos do PSD/CDS-PP.

Paulo Cafôfo, via Facebook.

“Anuncio aqui, aos madeirenses e porto-sentenses, que me demito de presidente do Partido Socialista, provocando obviamente eleições e congresso para uma nova liderança”, disse.

Nesta passada quarta-feira, o líder demissionário acrescentou, na reunião da Comissão Política do PS/Madeira, que julga que a pandemia de Covid-19 teve um “efeito direto” nos resultados autárquicos e, mais precisamente, na escolha dos funchalenses em quem está no poder.

“Houve uma perceção das pessoas de que o Governo Regional [de coligação PSD/CDS-PP] geriu bem essa pandemia”, disse.

Para mais dados relativos aos resultados do concelho do Funchal, clique aqui.

Bárbara Meira