Autárquicas 2021: Domingos Bragança reeleito Presidente da Câmara de Guimarães

Por Renata Mendes

PS é o vencedor das eleições autárquicas em Guimarães. Domingos Bragança obtém maioria absoluta com 48,06% dos votos e inicia o seu terceiro mandato. Este resultado garante sete vereadores aos socialistas, mais um que em 2017.

Domingos Bragança (PS)

De um total de 90.889 pessoas, a coligação do PSD e do CDS – Juntos por Guimarães obtém 34,18% dos votos, seguida pela CDU que contabilizou 34,18% dos votos, pelo Chega (CH) com 3,28% dos votos. Por sua vez, o Bloco de Esquerda (BE) totaliza 2,48% dos votos, a Iniciativa Liberal (IL) conta com 1,78% dos votos e finalmente o PAN com 1,27% dos votos.

Resultados do Município de Guimarães – Fonte: MAI

Os partidos de direita Chega e Iniciativa Liberal estreiam-se na Assembleia Municipal de Guimarães, elegendo um deputado de cada partido.

Segundo o Ministério da Administração Interna, a abstenção é de 36,42%, uma subida relativamente às eleições anteriores em que 33,27% da população se absteve de votar.

Os socialistas conquistaram 37 Juntas de Freguesia, e juntaram-se em festejos no Largo do Toural, onde o Presidente Domingos Bragança discursou aos cidadãos.