Grupo económico causa prejuízo de milhões de Euros à CGD, ao NB e ao BCP,

Grupo económico causa prejuízo de quase mil milhões de Euros à CGD, ao NB e ao BCP, declarou a PJ. Levaram, ontem, a cabo uma operação em Lisboa, Funchal e Sesimbra onde foram efetuadas 51buscas domiciliárias, não domiciliárias, em instituições bancárias e em escritório de advogado.

 

A operação levada a cabo pela Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção e com apoio de outras unidades, investigou grupo económico pela suspeita da prática dos crimes de administração danosa, burla qualificada, fraude fiscal e branqueamento.

Em buscas no âmbito de investigação ao grupo económico, que envolveu 180 profissionais da PJ, AT, MP e JIC. Foram identificados atos passíveis de responsabilidade criminal e de dissipação de património.

Desde 2016 que a PJ, sustentada no inquérito a correr no DCIAP, desencadeou no dia de hoje identificou, procedimentos contrários às boas práticas bancárias e que podem configurar a prática de crime. Entre 2006 e 2009 este grupo económico contratou 4 operações de financiamentos com a CGD, no valor de cerca de 439 milhões de Euros, tendo desde essa data, recorrido a negociações e a reestruturações de dívida, caindo em incumprimentos sucessivos.

Maria Teixeira

T.4