Desde a Califórnia até à ilha de Santa Maria, o conhecido quarteto de blues Rick Estrin & The Nightcats é o primeiro nome confirmado na próxima edição do festival.

Annika Chambers foi a responsável por um dos pontos altos da última edição do festival Foto: facebook/Santa Maria Blues
O melhor dos blues está de volta aos Açores em 2021, depois do cancelamento no ano anterior devido à pandemia. A pequena ilha de Santa Maria, com pouco mais de 5,5 mil habitantes, torna-se na capital portuguesa dos blues nos dias 15, 16 e 17 de julho, com a realização da XVII edição do Santa Maria Blues.
No último ano, a Associação Escravos da Cadeinha, responsável pela organização do festival, acabou por apenas promover uma edição online, através das redes sociais. Em 2021 vai ser dos poucos festivais de verão portugueses a realizar-se, apesar de ainda existirem algumas incertezas quanto à realização dos festivais de verão.
Apesar de o cartaz deste ano ainda não estar completo, o Santa Maria Blues, já se conhece o primeiro grupo confirmado. Os multipremiados Rick Estrin & The Nightcats, que iriam atuar no palco açoriano em 2020, estão de regresso para mostrar, segundo a organização do festival, uma «combinação artística explosiva de impetuosidade», que junta rockabilly, jazz, blues e rock.
Ainda não existem também informações quanto ao preço dos bilhetes. Na última edição, a entrada diária custava 15€, enquanto que o passe para os três dias 40€. Se for sócio da associação organizadora existe um desconto.
Festivais de Verão à espera dos resultados dos eventos piloto
A Direção Geral de Saúde (DGS) ainda não revelou as diretrizes para a realização dos festivais de verão em 2021. Durante o mês de maio assistimos a testes piloto para perceber se é possível avançar com grandes eventos este ano.
O espetáculo do humorista Fernando Rocha no Altice Fórum de Braga é um dos exemplos de sucesso. Com o teste à Covid-19 de cerca de 400 pessoas, nenhuma estava positiva. Também em Lisboa, no Campo Pequeno, os representantes de Portugal na Eurovisão 2021, os The Black Mamba foram os responsáveis por um concerto.
O Festival Eurovisão da Canção 2021, nos Países Baixos, vai contar com cerca de 3500 pessoas nas bancadas e estará a ser seguido com muita atenção pelos promotores dos festivais de verão. O sucesso da organização do festival pode trazer boas notícias os próximos meses.