Gouveia Art Rock: Festival adiado para abril de 2022

O festival de rock progressivo de Gouveia, no distrito da Guarda, tem novas datas devido à COVID-19. Prevê-se a realização do evento nos dias 23, 24 e 25 de abril do próximo ano.

Gouveia Art Rock (GAR). Imagem: Observador

Em comunicado enviado à agência Lusa, a autarquia de Gouveia anunciou o adiamento do Gouveia Art Rock (GAR) para 2022. A edição deste ano estava prevista para os dias 7 a 9 de maio, mas a situação pandémica impediu a realização do evento.

O mesmo aconteceu em 2020, devido à chegada da COVID-19 a Portugal. Inicialmente, previa-se que o festival se realizasse no primeiro fim de semana de maio, mas acabou por ser adiado para 3, 4 e 5 de outubro.

A data voltou a ser alterada, mas as circunstâncias impediram a realização do evento e o adiamento para 2022 foi a solução encontrada para a concretização do festival.

 

Na última edição do GAR, em 2019, os artistas Isildurs Bane e Peter HammiIl lançaram o álbum In Amazonia, agora disponível no Spotify.

Para o evento de 2020, adiado para 2022, estavam confirmados os Soft Machine, os The Knells e os Fil’mus, entre outros artistas e grupos musicais. A presença dos Gong tinha sido confirmada em fevereiro, cerca de um mês antes de ter sido anunciado o adiamento.

Grupo britânico Gong. Imagem: Thekla Bristol

O GAR estreou em 2003 e o festival de 2020 seria já a 17ª edição. A organização afirma que “o Gouveia Art Rock é um dos festivais de rock progressivo mais importantes e de maior sucesso no mundo”, na sua página de Facebook.

Artigo da autoria de Hugo dos Santos