Presidenciais 2021: Marcelo Rebelo de Sousa vence as eleições com 60,7% dos votos

As eleições portuguesas realizadas no último domingo, 24 de janeiro, para decidir o presidente da República de Portugal pelos próximos cinco seguintes teve como resultado a reeleição do atual presidente, Marcelo Rebelo de Sousa.

 

Neste domingo, 24 de janeiro, foi reeleito como presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. O atual presidente aparecia nas recentes pesquisa na liderança dos votos mas estava em disputa com Ana Gomes e André Ventura que se encontravam em seguida na intenção de votos dos portugueses segundo a sondagem do ISCTE/ICS para o Expresso. Tal como já era esperado, Marcelo Rebelo venceu com 60,7% dos votos.

(fonte: Lusa)

No total o presidente teve 2.533.799 voto mas a abstenção com votos contados foi de 60.5%, acima do recorde de 2011 com 53,48% e também nas eleições de 2016 na primeira eleição de Marcelo Rebelo com 51,17% dos portugueses. Caso também deve ser levado em consideração por conta da atual situação da pandemia no país, que tem apresentado recorde de casos e passa por um lockdown novamente.

Em seu discurso após a confirmação de sua vitória Marcelo disse “Temos de reencontra o que ficou perdido. Fazer esquecer as xenofobias, as exclusões e, os medos. Temos de valorizar as inclusões, os afetos, as cidadanias.”

Rebelo chegou a sofrer uma queda nas pesquisas especialmente após o agravamento da pandemia do covid-19 e Portugal. Mas sua promessa de transformar o combate ao coranavírus uma prioridade máxima ganhou o voto de confiança dos portugueses.

 

Clara Araújo Ferreira Cavalcanti – Turma 2