Festivais de verão já têm datas para 2021

Com o agravar da pandemia em Portugal, os festivais de música foram cancelados até setembro de 2020. No entanto, os festivais de verão não se deixaram ficar, tendo a maior parte alterado as suas datas para 2021, e contando já com grandes nomes, como The National, The Strokes e Foo Fighters.

Durante o confinamento causado pela pandemia da Covid-19, ouviram-se várias vozes a gritar que “a cultura não é segura” em Portugal, e que tínhamos de fazer de tudo para a salvaguardar. No entanto, o país teve de conhecer um “novo normal”: com vários eventos culturais a serem cancelados, também os festivais de verão tiveram de seguir o mesmo caminho.

Com a vacina a chegar a Portugal já em janeiro de 2021, espera-se que no verão desse mesmo ano os convívios sejam mais frequentes e possíveis. Assim, festivais como o Rock In RioNOS AliveSuper Bock Super Rock, Rolling Loud, Nos Primavera Sound e o Meo Marés Vivas já começam a divulgar as (re)confirmações para o próximo ano:

Nos Alive – 7, 8, 9, 10 de julho

O NOS Alive é dos maiores festivais do país, que tinha já grandes nomes confirmados para 2020, daí a grande ânsia por parte dos fãs do festival (principalmente os que já tinham bilhetes comprados) em saber se ou quando este se iria realizar. Tal como aconteceu com os vários festivais de verão, já se esperava que o Nos Alive fosse remarcado para o próximo ano. O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras afirma que “tem de se continuar a programar e a trabalhar, mas naturalmente que há determinados eventos, que por razões que têm a ver com os cuidados e a prudência que se tem que tomar, no que diz respeito aos ajuntamentos, que com certeza não se podem realizar. Há grandes festivais que não se vão realizar”, em declarações à Rádio Renascença.

“Este será o primeiro julho sem NOS Alive, em catorze anos”, lê-se num comunicado publicado na página oficial do festival. O sonho da 14ª Edição do NOS Alive continua, então, em 2021, estando a organização “a trabalhar para que esta seja a melhor de sempre”. Até agora, a promessa parece vir a ser cumprida, contando já o cartaz com Manuel Cruz, Da Weasel (uma atuação exclusiva NOS Alive), a nível nacional; e vários artistas de renome internacional, como The Strokes, Red Hot Chili Peppers, alt-J, Two Door Cinema Club e The Lumineers.

 

Rolling Loud – 6, 7 e 8 de julho

Fonte: https://www.festicket.com/pt/festivals/rolling-loud-europe/

Seria em 2020 a primeira vez que “Rolling Loud” iria acontecer em Portugal; conhecido por ser o “maior festival de hip-hop no mundo”, os bilhetes para a tão esperada estreia do festival esgotaram num “abrir e fechar de olhos”

Quando a organização do festival anunciou o adiamento do mesmo para o ano de 2021, levantou-se um grande fervor nas redes sociais: vários jovens reagiam ao cancelamento daquele que seria “o evento do ano”, tal como descrito em vários posts dos fãs do “Rolling Loud”.

Screenshot – tweet da conta oficial do festival Rolling Loud (hiperligação para o tweet na imagem)

De modo a não desiludir todos os portugueses que há tanto esperavam os dias 6, 7, e 8 de julho, a organização tomou a decisão de manter o cartaz que havia sido publicado em 2020, mantendo também o local do evento, a Praia da Rocha em Portimão, que é descrita no website oficial do festival em Portugal como “o destino perfeito para aproveitar os raios de sol”.

O festival oriundo dos Estados Unidos da América terá artistas cuja projeção internacional no mundo do hip-hop é enorme, tendo A$AP Rocky, Future e Wiz Khalifa a encabeçar o cartaz.

Rock In Rio Lisboa – 19, 20, 26 e 27 de junho

Tal como outros grandes festivais que marcam o panorama musical português há já vários verões, também a 9ª edição do festival Rock in Rio teve de ser adiada devido à pandemia da Covid-19. Num comunicado enviado à imprensa, a organização justifica o que já muitos esperavam que acontecesse: “Temos ao longo destes últimos dias estudado vários cenários que nos possibilitem continuar a levar a alegria às pessoas, criando momentos inesquecíveis. Das várias opções avaliadas, todas implicariam retomar as montagens da Cidade do Rock num momento que acreditamos ainda não ser favorável (Maio), pelo que tomámos a decisão de alterar as datas”.

Rock In Rio é reconhecido por todos os anos trazer a Portugal grandes artistas que são, de certa forma, do mundo, por terem um percurso internacional tão relevante. Para esta 9ª edição, o festival aposta em nomes como “Black Eyed Peas”, “Foo Fighters”, “Post Malone” e “Anitta”.

Também outros festivais de grande relevância a nível nacional já apresentaram os seus cartazes para o próximo ano. Tal é o caso do “Meo Sudoeste”, que leva a palco “Melim”, “Bad Bunny” e “Major Lazer”, entre muitos outros; e “Nos Primavera Sound”, que conta, para já, com grandes nomes da indústria musical internacional: Tyler, The Creator; Tame Impala e Gorillaz são apenas alguns dos que vão à cidade do Porto no próximo ano!

Saiba mais sobre os festivais e os respetivos cartazes no JPN!

Helena Lima