As implicações da pandemia foram muito devastadoras em Portugal, sendo que os festivais de verão foram todos adiados para 2021. Maior parte dos eventos ainda não têm os artistas confirmados e a esperança é que não sejam outra vez adiados.
O mais conhecido festival de verão em solo português, o MEO Sudoeste, que decorre entre os dias 3 e 7 de agosto de 2021 na Zambujeira do Mar e ainda só tem 9 artistas confirmados, com estilos musicais, como pop, eletrónica e música latina. Este festival sofreu bastante com a pandemia, por causa da quebra de receitas, que é fundamental para a contratação de estrelas musicais a nível mundial. Segundo a página oficial do festival, os artistas principais são Major Lazer, Timmy Trumpet, Blackbear, Bad Bunny e Ozuna.
O festival mais conhecido do género musical de Hip Hop, que ocorre nos Estados Unidos, foi confirmado em julho de 2021 na praia da Rocha, em Portimão. O Rolling Loud, tem como público-alvo, uma faixa etária jovem e inicialmente era para ter lugar no ano passado, mas a pandemia fez com que fosse cancelado, sendo que quem adquiriu o bilhete, usufruiu de um vale para o ano seguinte, com o valor avultado do bilhete. Segundo a página oficial do festival, os cabeças de cartaz são Future, ASAP Rocky, Wiz Khalifa, Cardi B, Stromzy e Travis Scott.
Outro festival direcionado para um público-alvo mais jovem e com um tipo de música mais descontraída, o Sumol Summer Fest, também já está a ficar mais composto em termos de cartaz, no entanto, ainda não está completo. Este espetáculo realiza-se na Ericeira, nos dias 2 e acaba dia 3 de julho de 2021, sendo o festival de verão, mais curto realizado em Portugal. Com o contributo do site Festicket, ao longo desse fim-de.-semana, os “festivaleiros” poderão contar com alguns artistas principais, tais como Piruka, Saint Jhn, Trippie Red e Burna Boy.
Um dos maiores festivais mais importantes em todo o mundo, que alberga todo o tipo de géneros musicais, o Rock in Rio, vai-se realizar em Lisboa, nos dias 19, 20, 26 e 27 de junho de 2021. Há semelhança dos outros festivais, este também foi adiado para o ano seguinte e para já só tem 14 artistas confirmados na “line-up”. Este “espetáculo de música” é adequado para todo o tipo de idades, acima dos 6 anos e através da página oficial, confirmou como cabeças de cartaz, artistas como, Black Eyed Peas, Duran Duran, Post Malone e Foo Fighters.
Os festivais realizados pela empresa de telecomunicações NOS, também são adequados para todas as faixas etárias acima dos 6 anos e possuem uma grande diversidade nos estilos musicais. O NOS Primavera Sound vai voltar em 2021, entre os dias 10, 11, 12 de junho, ao Parque da Cidade e já conta com o cartaz completo, com o destaque para os Tame Impala e Tyler, The Creator. O NOS Alive realiza-se de dia 7 a 10 de julho, no Passeio Marítimo de Algés e citando a “páginaeventosemportugal.pt”, os cabeças de cartaz são os Red Hot Chili Peppers e The Strokes.
Os festivais de verão, têm grande importância na economia portuguesa, sendo que a organização dos festivais, vai tentar ao máximo garantir a segurança para os espectadores e contribuir para que o público não sinta medo ao frequentar este tipo de espaços, sendo que estes eventos enunciados são todos ao ar livre. A organização tenta ao máximo garantir os mesmos artistas que iam ser confirmados no ano passado, no entanto, o fundamental é que se realizem estes espetáculos, de forma a contribuir para a economia e para a felicidade do público.
Artigo: Diogo Esteves