Festivais de Verão em tempos de pandemia

As implicações da pandemia foram muito devastadoras em Portugal, sendo que os festivais de verão foram todos adiados para 2021. Maior parte dos eventos ainda não têm os artistas confirmados e a esperança é que não sejam outra vez adiados.

MEO Sudoeste – Fonte: Tiago Canhoto/SIC Notícias

O mais conhecido festival de verão em solo português, o MEO Sudoeste, que decorre entre os dias 3 e 7 de agosto de 2021 na Zambujeira do Mar e ainda só tem 9 artistas confirmados, com estilos musicais, como pop, eletrónica e música latina. Este festival sofreu bastante com a pandemia, por causa da quebra de receitas, que é fundamental para a contratação de estrelas musicais a nível mundial. Segundo a página oficial do festival, os artistas principais são Major Lazer, Timmy Trumpet, Blackbear, Bad Bunny e Ozuna.

O festival mais conhecido do género musical de Hip Hop, que ocorre nos Estados Unidos, foi confirmado em julho de 2021 na praia da Rocha, em Portimão. O Rolling Loud, tem como público-alvo, uma faixa etária jovem e inicialmente era para ter lugar no ano passado, mas a pandemia fez com que fosse cancelado, sendo que quem adquiriu o bilhete, usufruiu de um vale para o ano seguinte, com o valor avultado do bilhete. Segundo a página oficial do festival, os cabeças de cartaz são Future, ASAP Rocky, Wiz Khalifa, Cardi B, Stromzy e Travis Scott.

Outro festival direcionado para um público-alvo mais jovem e com um tipo de música mais descontraída, o Sumol Summer Fest, também já está a ficar mais composto em termos de cartaz, no entanto, ainda não está completo. Este espetáculo realiza-se na Ericeira, nos dias 2 e acaba dia 3 de julho de 2021, sendo o festival de verão, mais curto realizado em Portugal. Com o contributo do site Festicket, ao longo desse fim-de.-semana, os “festivaleiros” poderão contar com alguns artistas principais, tais como Piruka, Saint Jhn, Trippie Red e Burna Boy.

Um dos maiores festivais mais importantes em todo o mundo, que alberga todo o tipo de géneros musicais, o Rock in Rio, vai-se realizar em Lisboa, nos dias 19, 20, 26 e 27 de junho de 2021. Há semelhança dos outros festivais, este também foi adiado para o ano seguinte e para já só tem 14 artistas confirmados na “line-up”. Este “espetáculo de música” é adequado para todo o tipo de idades, acima dos 6 anos e através da página oficial, confirmou como cabeças de cartaz, artistas como, Black Eyed Peas, Duran Duran, Post Malone e Foo Fighters.

Os festivais realizados pela empresa de telecomunicações NOS, também são adequados para todas as faixas etárias acima dos 6 anos e possuem uma grande diversidade nos estilos musicais. O NOS Primavera Sound vai voltar em 2021, entre os dias 10, 11, 12 de junho, ao Parque da Cidade e já conta com o cartaz completo, com o destaque para os Tame Impala e Tyler, The Creator. O NOS Alive realiza-se de dia 7 a 10 de julho, no Passeio Marítimo de Algés e citando a “páginaeventosemportugal.pt”, os cabeças de cartaz são os Red Hot Chili Peppers e The Strokes.

Os festivais de verão, têm grande importância na economia portuguesa, sendo que a organização dos festivais, vai tentar ao máximo garantir a segurança para os espectadores e contribuir para que o público não sinta medo ao frequentar este tipo de espaços, sendo que estes eventos enunciados são todos ao ar livre. A organização tenta ao máximo garantir os mesmos artistas que iam ser confirmados no ano passado, no entanto, o fundamental é que se realizem estes espetáculos, de forma a contribuir para a economia e para a felicidade do público.

Artigo: Diogo Esteves