Festivais de Verão: as (re)confirmações para 2021

Para alegria dos festivaleiros, os promotores de festivais de verão já divulgaram alguns dos nomes cabeça de cartaz confirmados para a próxima edição, prometendo “o melhor cartaz de sempre”.

A 26 de maio de 2020, o Presidente da República promulgou o decreto que ditava o cancelamento de eventos musicais que não tivessem lugares marcados, até 30 de setembro. A única opção que os festivais de verão encontraram foi o adiamento do evento para o ano seguinte.

A alteração de planos colocou a organização dos grandes festivais de verão em negociações, de forma a começaram a divulgar os nomes da próxima edição, o mais rápido possível.

O Nos Alive, que se realiza de 7 a 10 de julho, já tem confirmado o tão esperado regresso da banda de hiphop portuguesa, Da Weasel.

Para além do grupo português o cartaz do festival que se realiza no Passeio Marítimo de Algés conta com nomes como Red Hot Chili Peppers, The Luminers e The Strokes.

O Rock in Rio (RiR) costuma realizar-se em dois fins de semana de junho de dois em dois anos. No entanto, a organização já divulgou as datas para este ano e salvaguardou a sua realização em 2022, tal como já estava previsto. Assim, neste verão o RiR tem como cabeças de cartaz os Foo Fighters, os Black Eyed Peas, Duran Duran, e Post Malone. As restantes confirmações são Anitta, que atua pela segunda edição consecutiva e – como não podia deixar de ser – a veterana, Ivete Sangalo.

O Super Bock Super Rock já anunciou que a 26º edição do festival ocorre entre 15 e 17 de julho e tem como cabeça de cartaz o rapper ASAP Rocky, o grupo Brockhampton e Boy Pablo. A música portuguesa está representada pelo Slow J que atua na praia do Meco no dia 16.

O Meo Sudoeste volta a ocupar a Herdade da Casa Branca na Zambujeira do Mar nos dias 3, 4, 5, 6 e 7 de agosto. O festival apresentou como cabeças de cartaz o grupo eletrónico, Major Lazer, as estrelas de reggaeton Bad Bunny e Ozuna e o cantor britânico, Lewis Capaldi. A música em português fica a cargo de Profjam, Bispo e Deejay Telio.

O Meo Marés Vivas é o festival de verão com menos nomes confirmados. Até à data conta com Liam Payne e Anitta como confirmações para o dia 17 de julho e Jessie J no dia 18. O dia 16 ainda não tem ninguém como cabeça de cartaz.

O Rolling Loud, denominado como “maior festival de hip-hop do mundo” já anunciou que nos dia 6, 7 e 8 de julho a Praia da Rocha em Portimão recebe a estreia deste festival na Europa. A organização garantiu o mesmo cartaz de 2020 para este ano, contando com nomes como ASAP Rocky, Future e Wiz Khalifa.  As expectativas em torno do festival são tão altas que a organização adicionou novas datas (9 e 10 de julho), encabeçadas por Travis Scott, Cardi B e o britânico Stormzy.

Foto de Divulgação

Foto de Divulgação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

João Múrias