Devido à pandemia do Covid-19, Portugal sentiu as consequências e os festivais de verão não foram exceção. O governo decidiu que todos os grandes eventos fossem cancelados, até 30 de setembro de 2020, mas as novas datas dos festivais já estão anunciadas.
Este ano, os festivais ficam sem efeito e têm de repensar a sua estratégia. Milhares de pessoas foram afetadas, músicos, técnicos e muitos profissionais do mundo artístico não puderam trabalhar durante estes meses.
Vários foram os festivais que manifestaram nas redes socais a sua tristeza relativamente ao comunicado do Conselho de Ministros, que proíbe eventos de grande escala até 30 de setembro. Contudo, defendem que a segurança e proteção do público, dos artistas, e do resto da organização, é a prioridade neste momento.
Nos Alive
O NOS Alive estava marcado para dia 9,10 e 11 de julho deste ano, mas com o seu cancelamento, a nova edição foi adiada para os dias 7,8, 9 e 10 de julho de 2021 e já há um teaser do cartaz para o próximo ano. Grandes nomes já foram confirmados para a próxima edição do festival de verão no passeio Marítimo de Algés, entre os quais: Tom misch, Two door cinema Club, Alt J, Parcels, Da weasel, Black Pumas, Red Hot Chili Peppers e muitos mais.
Meo Marés Vivas
A organização do festival que se realiza anualmente em Vila Nova de Gaia anunciou o adiamento da edição deste ano para 16 a 18 de julho de 2021. O cartaz de 2021 já conta com as presenças de Anitta, Liam Payne e Jessie J, três artistas que constavam do cartaz de 2020. Em declarações à Lusa, Jorge Lopes, o promotor do evento, revelou que “a maior parte” dos artistas pretende reconfirmar a presença.
Vídeo do canal da MEO relativo à edição de 2019
Rolling Loud
O festival de música norte-americano Rolling Loud, ia-se realizar pela primeira vez na Europa nos dias 8, 9 e 10 de julho, na praia da Rocha, no Algarve. O autointitulado “maior festival de hip-hop do mundo” foi adiado para 2021, mas mantém o cartaz e local, pelo que Portugal continuará a ser o primeiro país europeu a receber o festival.
Recentemente, a organização anunciou mais dois dias de evento, nos dias 9 e 10 de julho, depois de os bilhetes para o festival inicialmente de três dias (6 a 8 de julho) terem esgotado. Para a primeira edição portuguesa deste festival está confirmada a presença de cantores e rappers internacionais como ASAP Rocky, Future, Travis Scott e Wiz Khalifa e muitos mais.
Vodafone Paredes de Coura
O Vodafone Paredes de Coura é um festival de música que acontece todos os anos na Praia Fluvial do Tabuão entre julho e agosto. Para a edição de 2021, que irá decorrer entre 18 e 21 de agosto, mantêm-se os cabeças de cartaz previstos para 2020. Os tão esperados Pixies regressam para marcar a presença do rock clássico. Mac DeMarco, “pai” do indie rock, volta também a Paredes de Coura. Mall Grab e Floating Points são os nomes mais sonantes para os amantes de techno.
Vídeo publicado no canal da Vodafone Portugal relativo ao ano de 2019
MEO Sudoeste
O MEO Sudoeste tem novas datas marcadas para 2021. Após a suspensão da edição deste ano, que se iria realizar entre os dias 4 e 8 de agosto, a organização já anunciou o regresso do Festival nos dias 3, 4, 5, 6 e 7 de agosto de 2021, na Zambujeira do Mar. O cartaz conta já com grandes nomes da música nacional e internacional, tendo como artistas principais Major Lazer, Timmy Trumpet, Bad Bunny e Ozuna.
NOS Primavera Sound
O festival nortenho teve que repensar de novo nas datas e a organização do evento. A 9ª edição do Nos Primavera Sound Porto foi adiada para 2021, de 10 a 12 de Junho. Apesar de o cartaz ter ficado quase inalterado, artistas como Lana del Rey e Weyes Blood cancelaram a presença em 2021. Para compor e reforçar o cartaz, o festival acrescentou Tame Impala, Gorillaz, entre outros. Doja Cat, Tyler, The Creator e Bad Bunny são dos artistas mais esperados que confirmam presença.
Apesar da situação atual afetar a cultura, foram arranjadas soluções que garantiram aos portugueses acesso, ainda que limitado, aos diversos espetáculos que estavam agendados para este ano.
Sara Arnaud