Presidenciais 2021: Saiba quem são os candidatos.

Fotografia: Pedro Saraiva/Arquivo DN 

No início de 2021, realizam-se eleições para o cargo de Presidente da República. A pouco mais de dois meses do dia de escolha, já existem candidatos anunciados e previsões que indicam os preferidos na corrida a Belem. A lista de candidaturas conta com 12 nomes declarados e Marcelo Rebelo de Sousa não faz parte deles. 

A recandidatura do atual Presidente da República ainda não foi anunciada, mas segundo o Público, poderá acontecer apenas em Dezembro. Ainda assim, as sondagens mais recentes indicam que Marcelo Rebelo de Sousa não terá dificuldade em obter maioria absoluta caso decida candidatar-se, com 62,7% de intenção de voto.

Em segundo lugar (17,2%) surge Ana Gomes, ex-deputada no Parlamento Europeu e militante do PS, que anunciou a candidatura em maio. Tem, de momento, o apoio do PAN e do Livre. Segundo o Diário de Notícias, o PS não vai apoiar nenhum candidato nas presidenciais, mas alguns dirigentes do Partido demonstram interesse em apoiar a candidata.

O próximo candidato nas sondagens é André Ventura, o único deputado do GHEGA no presente na Assembleia da República. Anunciou a sua candidatura em fevereiro e conta com o apoio do CHEGA, do qual é dirigente e fundador. As sondagens mostram 7,6% de intenção de voto. Recentemente, foi entrevistado pela Agência LUSA.

Marisa Matias, eurodeputada do BE, anunciou a sua candidatura em setembro. Conta com o apoio do Bloco de Esquerda e posiciona-se em quarto lugar nas sondagens mais recentes, com 4,7%. Esta é a sua segunda candidatura à presidência da República, tendo obtido 10,2% nas eleições de 2016.

No estudo realizado pela Aximage à TSF e ao JN, surgem ainda outros nomes. João Ferreira, o candidato do PCP obteve 1,6%, um resultado quase idêntico ao do sexto classificado, Tiago Mayan (candidato da Iniciativa Liberal), com 1,5%. Vitorino Silva (Tino de Rans), volta a candidatar-se e ocupa o oitavo lugar das sondagens, com 0,3%.

Fonte: JN (2/11/2020)

Catarina Meireles