Em janeiro os portugueses voltam às urnas para decidir o novo Presidente da República. Marcelo parte como claro favorito com 62,7% numa sondagem da Aximage para a TSF/JN.
Ana Gomes
A ex-eurodeputada Ana Gomes anunciou a sua candidatura à presidência da República em meados de maio, a militante do partido socialista garante querer trazer de novo ao cargo transparência e seriedade.
Na recente sondagem da Aximage para a TSF/JN, colocam-na com uma intenção de voto na ordem dos 17,2% e a uma distância de 45 pontos percentuais (pp) em relação ao atual Presidente.
Ana Gomes licenciou-se em Direito pela Universidade de Lisboa em 1979 e foi consultora do Presidente Ramalho Eanes entre 1982 e 1986.
André Ventura
O deputado do Chega foi o primeiro a anunciar a sua candidatura ainda em fevereiro. André Ventura defende um forte combate à corrupção procurando “romper com o sistema”.
Na corrida a Belém, o deputado do Chega fecha o pódio na 3ª posição com 7,6% nas sondagens.
André Ventura licenciou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Nova e é deputado único do Chega na Assembleia da República.
Marisa Matias
A eurodeputada do Bloco de Esquerda anunciou a sua candidatura no dia 9 de setembro. Marisa Matias revelou a intenção de acabar com os privilégios e os interesses instalados, bem como, o medo que, segundo a própria, se vive em Portugal.
Em 4º lugar nas sondagens, segue com uma intenção de voto de 4,7%.
Marisa Matias estudou Sociologia na Universidade de Coimbra e esta será a sua segunda candidatura à Presidência da República.
Infografia JN
Marcelo Rebelo de Sousa deve, segundo as previsões prolongar o seu mandato. De facto, é habitual no nosso país o Presidente que se recandidata voltar a ser eleito, mas um segundo mandato é geralmente mais turbulento que o primeiro e já há quem aponte para esse desgaste como Daniel Oliveira, no programa da SIC Notícias, Eixo do Mal.
Nuno Oliveira