O caso de Sadio Mané: Cronologia

A presente cronologia aborda o caso de fake-news associadas a Sadio Mané. O jogador do Liverpool, alegadamente, teria dito que dispensava uma vida luxuosa em detrimento de ajudar os mais necessitados numa zona do Senegal.

Sadio Mané com a camisola do Liverpool FC

8 de Outubro de 2019 – Website “boatos.org”

https://www.boatos.org/esporte/sadio-mane-ferraris-avioes-70-euros-senegal.html

17 de Outubro de 2019 (8h09) – O jornal desportivo “A Bola” publica uma notícia com as declarações do futebolista africano

https://www.abola.pt/nnh/2019-10-17/mane-e-o-luxo-passei-fome-e-nao-preciso-de-relogios-com-diamantes-dois-avioes/810305

17 de Outubro de 2019 (9:46) – O “Sapo” publica as alegadas palavras do craque africano

https://desporto.sapo.pt/futebol/premier-league/artigos/sadio-mane-para-que-preciso-de-10-ferrari-20-relogios-e-dois-avioes-eu-passei-fome

17 de Outubro de 2019 (9h59) – A “Sábado” publica as supostas declarações de Mané

https://www.sabado.pt/desporto/detalhe/sadio-mane-para-que-quero-10-ferraris-20-relogios-com-diamantes-ou-dois-avioes

17 de Outubro de 2019 (10:54) – O jornal “Record” dá conta das supostas palavras do avançado senegalês

https://www.record.pt/internacional/paises/inglaterra/detalhe/sadio-mane-para-que-quero-10-ferraris-passei-fome-trabalhei-no-campo-e-nao-fui-a-escola

17 de Outubro de 2019 (11:41h) – O jornal desportivo “O Jogo” noticia o alegado testemunho de Sadio Mané

https://www.ojogo.pt/internacional/noticias/para-que-quero-10-ferraris-ou-dois-avioes-passei-fome-e-trabalhei-no-campo-11415617.html

17 de Outubro de 2019 (14h17) – O Globo Esporte emite uma errata onde desmente as declarações do jogador do Liverpool

https://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/destaque-do-liverpool-mane-mostra-humildade-prefiro-construir-escolas-e-dar-comida-aos-pobres.ghtml

17 de Outubro de 2019 (14h48) – O jornal brasileiro “UOL” desmente as declarações de Sadio Mané

https://www.uol.com.br/esporte/ultimas-noticias/erratas/2019/10/17/esporte—sadio-mane-nao-disse-que-dispensa-ferrari-por-ja-ter-passado-fome.htm

17 de Outubro de 2019 (16:06) – Diário de Notícias publica as supostas declarações de Mané

https://www.dn.pt/desportos/sadio-mane-para-que-quero-dez-ferraris-e-dois-avioes-passei-fome-11416885.html

17 de Outubro de 2019 (19:20)  – O “Observador” dá conta das declarações atribuídas ao craque senegalês

https://observador.pt/2019/10/17/o-exemplo-de-sadio-mane-no-senegal-nao-uso-o-meu-dinheiro-para-comprar-ferraris-quero-ajudar-os-meus/

26 de Outubro de 2019 (13:19) – O “Polígrafo” esclarece que as notícias em relação a Sadio Mané são falsas

https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/sadio-mane-dispensa-vida-de-luxo-e-envia-dinheiro-todos-os-meses-a-pessoas-pobres-no-senegal

 

Luís Guedes, turma 3