De Oeiras a NOS Alive

Começou por se chamar Oeiras Alive, já foi Optimus Alive e agora é o NOS Alive. O Festival Alive é um dos festivais com mais sucesso a nível nacional.

O NOS Alive começou em 2007, no Passeio Marítimo de Algés. Desde então, que o festival nunca parou. Conta com 13 edições e, este ano, vai se realizar a 14ª em julho. Os concertos contam sempre com grandes nomes e os bilhetes esgotam em minutos.

Em 2007, o Oeira Alive realizou-se entre 8 e 10 de junho. Os Pearl Jam foram uma das cabeças de cartaz esse ano e foi o tema “Alive” dos mesmos que deu o nome a este tão conhecido festival. Ainda nesta edição, estiveram presentes os Linkin Park e os portugueses, Da Weasel. A banda portuguesa, com muito sucesso, vai marcar presença exclusiva, na edição do próximo ano, em Algés.

O sucesso foi grande e o Alive continuou por mais um ano. Renovou o nome e passou a ser conhecido por Optimus Alive. Vários foram os nomes que marcaram a segunda edição: Bob Dylan e Neil Young. A presença deste dois artistas contribuiu para que o festival fosse recomendado pelo New Musical Express.

A terceira edição do Festival Alive realizou-se nos dias 9,10 e 11 de julho de 2009. Voltou a ser realizado no Passeio Marítimo de Algés, embora tenha o local tenha sido posto em causa em janeiro do mesmo ano. Esta edição, contou com destaque internacional, novamente, e os Metallica e os The Prodigy estiveram presentes. Em 2009, o festival contou com uma novidade: a instalação de um terceiro palco.

Em 2010, o Optimus Alive voltou a estar presente no Passeio Marítimo de Algés. Contou com nomes como Faith No More e o regresso dos Pearl Jam.

A quinta edição do Optimus Alive trouxe mais um dia, algo que só se voltará a repetir em 2020. Coldplay e Foo Fighters foram os grandes nomes de 2011. O sucesso do festival foi tão grande que o mesmo conseguiu repetir um dos feitos da edição anterior: lotação cheia, meses antes do espetáculo.

O Festival Alive de 2012 contou com um aumento do preço dos bilhetes em relação às edições anteriores. Retoma os três dias que eram realizados anteriormente. Nomes com Snow Patrol, The Cure e Radiohead marcaram o cartaz deste ano.

O preço dos bilhetes manteve-se e o sucesso aumentou. O Optimus Alive contou com a sétima edição e 2013. Como cabeça de cartaz, estavam Green Day, Despeche Mode e Kings of Leon.

A oitava edição do festival conta com um nove palco, o Jardim Caixa, com vários humoristas portugueses. O nome do festival conta com uma alteração e denominou-se, em 2014, Optimus/NOS Alive. Os Arctic Monkeys, os The Black Keys e os The Libertines foram os grandes artistas presentes nesta edição.

A partir de 2015, o festival adquire como nome definitivo: NOS Alive. Os artistas com maior nome, nesta edição, foram os Muse, os The Prodigy e os Discloure.

O ano de 2016 contou com os Arcade Fire e o regresso dos Radiohead. Em 2017, o The Weekend, os Foo Fighters e os Depeche Mode marcaram presença no Alive. A décima segunda edição, teve em palco nomes como Arctic Monkeys, Queens of the Stone Age e os Pearl Jam. Na edição de 2019, os The Cure, os Vampire Weekend e os The Smashing Pumpkins.

Para o próximo ano, já estão confirmados alguns nomes. Para além disso, o festival Alive retomou os quatro dias realizados em 2011. Taylor Swift, Kendrick Lamar, Billie Eilish e os Da Weasel são as cabeças de cartaz da edição 14.

Ana Beatriz Matos