Arquivo mensal: Novembro 2019

Cronologia | Sádio Mané e a recusa de Ferraris

Alegadas declarações de Sádio Mané tornaram-se virais na comunicação social. O conteúdo altruísta da mensagem incluía a recusa de Ferraris outros luxos para poder construir escolas no Senegal e doar dinheiro à população.

Cronologia

Advertência: a hora indicada corresponde à hora da publicação no site, encontrando-se no fuso horário de publicação.

29 julho (8h32) – The Sun

Sadio Mane visita o local da construção de uma escola na sua terra natal no Senegal, para avaliar o progresso da obra financiada por si. Notícia com o título “HERO SADIO: Liverpool star Sadio Mane visits construction site of school he’s building in his hometown village in Senegal”

6 outubro (18h11) – Facebook Guerreiros Notícias/ES

Primeira entrada sobre Sádio Mané recusar Ferraris, relógios e aviões para poder construir escolas e doar 70 euros por mês a pessoas de uma região de extrema pobreza do Senegal.

8 outubro (21h13) – Boatos.org 

Fact Checking do site avalia a notíca como Falsa. As declarações de Sádio Mané terão sido fabricadas sobe um fundo de verdade

13 outubro (sem hora) – nsemwoha

Avança com a notícia falsa, com o título “ «I Won’t Use My Money To Buy Ferrari, I Will Help My People» – Sadio Mane Speaks “, assumindo o Canal+ Sport Afrique como fonte. Contudo, não se encontra nada relativo a entrevista a Sádio Mané sobre Ferraris no site do canal.

17 outubro (9h28) – A tribuna

Site brasileiro publica a notícia falsa com o título: “Sadio Mané fala sobre ajuda aos pobres em Senegal: «Por que eu quero dez Ferraris?» ”

17 outubro (9h46) – sapo

Primeiro site português a avançar com a notícia: “Sadio Mané: «Para que preciso de 10 Ferrari, 20 relógios e dois aviões? Eu passei fome» ”

17 outubro (9h55) – Bancada

Bancada dá a notícia falsa, tendo como fonte nsemwoha.  Usa o título: “Sadio Mané: «Para que preciso de 10 Ferrari, 20 relógios e dois aviões? Eu passei fome» ”

17 outubro (9h56) – Diário AS

Site espanhol publica a notícia falsa em inglês, com o título: “Sadio Mané: «Why would I want 10 Ferraris? How would that help me or the world?» ”

17 outubro (11h41) – O Jogo

O jornal de desporto avança com a notícia falsa, com o título: ” «Para que quero 10 Ferraris ou dois aviões? Passei fome e trabalhei no campo» ”

17 outubro (12h06) – CM

CM dá a notícia falsa: “Estrela do Liverpool rejeita carros de luxo e prefere ajudar os pobres: «Para que quero 10 Ferraris?» ”

17 outubro (15h54) – Plataforma

Plataforma publica notícia com o título: “Sadio Mané: «Para que quero dez Ferraris? Eu passei fome» ”

17 outubro (16h06) – DN

DN escreve notícia: “Sadio Mané: «Para que quero dez Ferraris e dois aviões? Passei fome» ”

17 outubro (16h59) – Sábado

Sábado lança a notícia falsa:  “Sádio Mané: «Para que quero 10 Ferraris, 20 relógios com diamantes ou dois aviões?» ”

17 outubro (19h20) – Observador

Alerta para o facto de a alegada entrevista que deu origem ao boato nunca ter sido feita, em notícia com o título:  ” O exemplo de Sadio Mané no Senegal, que vem dos atos e não das palavras (literalmente)”

25 outubro (13h18) – Jeremoabo

Mesmo tendo sido desmentida, no Brasil, continuam a ser escritas notícias sobre Sádio Mané. Jeremoabo publica notícia intitulada: ” «Para que queri dez ferraris? Eu passei fome. Hoje posso ajudar», dispara Mané”

26 outubro (13h19) – Polígrafo

Polígrafo desmente a notícia em Portugal, 22 dias depois do site boatos.org, tendo por base argumentos e fontes idênticas. Título do polígrafo: “Sadio Mané dispensa vida de luxo e envia dinheiro todos os meses a pessoas pobres no Senegal? ”

Mariana Figueiredo

Cronologia: Joacine não está LIVRE de polémica

Joacine Katar Moreira, deputada única do LIVRE, absteve-se no voto de uma proposta do PCP que visava a condenação de Israel, pelo conflito na Palestina. A abstenção da deputada gerou controvérsia e tensões com o próprio partido. Acompanhe neste artigo a ordem dos acontecimentos.

19/11/2019

PCP apela à urgência em tomar medidas quanto ao conflito israelita-palestiniano, reconhecendo a Palestina como um estado independente e apelando ao governo português que condene as práticas violentas de Israel.

22/11/2019 [manhã]

Joacine Katar Moreira abstem-se na proposta do PCP, relativamente à condenação de Israel pelos seus atos violentos na Palestina.

22/11/2019 [13:20] – O parlamento aprova  a condenação de Israel pelas suas ações violentas a Gaza.

23/11/2019 [09:52]

LIVRE publica comunicado onde clarifica a sua posição relativamente ao caso da Palestina, esclarecendo que a sua posição não vai de encontro ao voto da deputada.

No comunicado, o LIVRE afirma uma posição clara nesta matéria desde o início, defendendo a autonomia do território e o reconhecimento do Estado da Palestina como independente.

23/11/2019 [tarde]

Pedro Nunes Rodrigues adianta à Rádio Observador que Joacine esteve incontactável desde o dia anterior à votação, não tendo respondido aos e-mails, chamadas e SMS enviados, em que o partido questionava a deputada relativamente à sua intenção de voto.

23/11/2019 [18:33]

Joacine Moreira emite um comunicado explicando a abstenção na medida do PCP, justificando o seu voto com alegadas dificuldades em comunicar com a direção do partido durante: três dias. Joacine afirma-se solidária com a causa, realçando que o seu voto não representa o seu ponto de vista pessoal. Para não arriscar, absteve-se, diz.

23/11/2019 [noite]

Ocorreu o jantar do 6º aniversário do partido LIVRE, em Lisboa. Joacine Katar Moreira esteve presente, e inflamou a polémica, ao declarar ao Observador ter sido eleita sozinha, e alegou nunca ter tido apoio por parte do partido.

Mais tarde, Pedro Nunes Rodrigues adianta à agência Lusa que Joacine nunca contactou nenhum dos membros da direção, nem em relação ao voto, nem a nenhum assunto específico.

24/11/2019 [00:49]

Rui Tavares, fundador do LIVRE, contesta a versão da deputada na RTP3, explicando que a direção do partido, sendo constituída por 15 pessoas, nunca é incontactável. Rui Tavares termina afirmado que Joacine não apresentou uma justificação válida.

24/11/2019 [15:56]

O  Jornal de Notícias publica um artigo em que garante ser “absolutamente impossível” que Joacine Katar se desvincule do partido, deixando claro que vai “cumprir absolutamente” o que lhe foi mandatado.

24/11/2019 [16:53]

À porta da reunião de Assembleia do Partido LIVRE, o fundador do partido promete um regresso do partido sério e focado.

24/11/2019 [22:54]

Depois da reunião, em comunicado ao Público, LIVRE assume as dificuldades de comunicação com a deputada, garantindo um LIVRE unido e focado no seu programa eleitoral. No entanto, “não retira a confiança da deputada.”

por Pedro Miguel Oliveira

Cronologia: a abstenção de Joacine Katar Moreira

22.11.2019: PCP apresenta, e é aprovado, voto na Assembleia da República “de condenação da nova agressão israelita a Gaza e da declaração da Administração Trump sobre os colonatos israelitas”. Joacine Katar, única deputada do LIVRE, abstém-se.

23.11.2019 (09h52): O Grupo de Contacto do Livre (a direcção) afirma, em comunicado, que a sua posição em relação à Palestina é de defesa da “autonomia do território e pelo reconhecimento do Estado da Palestina”. Revela ainda “preocupação” com o voto apresentado pela única deputada que o partido conseguiu eleger nas legislativas de outubro.

23.11.2019 (início da tarde): Pedro Nunes Rodrigues, membro da do Grupo de Contacto do partido (direção) diz à Rádio Observador que Joacine Katar Moreira esteve “incontactável” o dia anterior inteiro.

23.11.2019 (18h33): Joacine Katar Moreira justifica a sua abstenção por falta de indicação de voto por parte da direção do Livre, com quem não conseguiu comunicar.

23.11.2019 (23H12): Pedro Nunes Rodrigues desmente a deputada do LIVRE afirmando que não existiu qualquer tentativa de contacto por parte da mesma.

24.11.2019 (12h14): Joacine declara que foi “eleita sozinha, a direção do Livre nunca me apoiou”, dando a entender que os desentendimentos com o partido não são novos e que, previamente, já se existia alguma tensão.

24.11.2019 (16h40): Joacine rejeita qualquer possibilidade de se desvincular do LIVRE.

24.11.2019 (17h11): Rui Tavares admite estar perplexo com toda a polémica gerada em volta do voto da deputada do LIVRE sobre Gaza e promete que o partido voltará a ser um “partido sério e empenhado nos verdadeiros temas”.

24.11.2019 (cerca das 22h): A assembleia do Livre reuniu-se e, no fim, o partido assume “dificuldades de comunicação”, mas afirma estar a “trabalhar em conjunto” para superar esses problemas.

24.11.2019 (23h22): O lider do partido usa o seu espaço de opinião no Público para comentar, apaziguando as divergências no LIVRE.

25.11.2019 (14h13): A assembleia do LIVRE decidiu por unanimidade este domingo, dia 24, entregar as declarações trocadas entre a direcção do partido e a sua deputada eleita ao Conselho de Jurisdição.

 

Joana Cristóvão Martins

Cronologia do caso “Sádio Mané e os 10 Ferraris”

6.10.2019 – Post da página “Recepção orientada” com as afirmações de Sádio Mané sobre os Ferraris e sobre as doações

8.10.2019 – Post do Teledakar somente com o discurso direto do jogador do Liverpool, sem, no entanto, assumir que a entrevista foi dada ao canal. Trata-se de um site senegalês que tem uma das categorias dos site a categoria “fait divers” fazendo qualquer um questionar a veracidade de tal site

17.10.2019 – Onda noticiosa a nível mundial dessas mesmas declarações

9h56 desse dia – Jornal AS, espanhol, refere as declarações de Mané

10h54 desse dia – Record dava conta destas declarações

15h54 desse dia – Plataformamedia incluía as declarações do jogador senegalês como “entrevista” no seu sitio oficial, afirmando que estas declarações teriam sido dadas ao Teledakar

16h06 desse dia – Diário de notícias lançava uma notícia sobre as declarações

26.10.2019 às 13h19 – O site “Polígrafo” faz fact checking destas declarações e declara-as como falsas

J.F.Brandão

 

Caso Sádio Mané: Cronologia de falsas declarações

As falsas declarações de Sádio Mané, jogador de futebol do Liverpool FC, expandiram-se por vários órgãos de comunicação social de forma abrupta. Pesquisas apontam que o boato tenha surgido numa página do Facebook.

  • 6 de outubro de 2019 (6h00): A página do Facebook Recepção Orientada publica as alegadas declarações de Sádio Mané.
  • 6 de outubro de 2019 (18h11):  A página do Facebook Guerreiro Notícias/ES replica a notícia à cerca do jogador de futebol.
  • 8 de outubro de 2019: A falsa notícia ganha ainda mais força com a publicação no site Teledakar.
  • 8 de outubro de 2019 (21h13): O site Boato afirma que, as supostas declarações por parte do jogador do Liverpool, são falsas.
  • 13 de outubro de 2019: A informação falsa continua a ser espalhada pelo site Nsemwoha.
  • 17 de outubro de 2019: A revista Sábado replica a notícia.
  •  17 de outubro de 2019 (11h34): O Jornal de Notícias contribui também para a expansão da notícia.
  • 26 de outubro de 2019 (13h19): O site Polígrafo, tal com o site Boato referido em cima, desmente a falsa informação prestada por vários órgãos de comunicação social.
  • 31 de outubro de 2019: O jornal Observador, apesar de igualmente ter caído no erro de espalhar a notícia de Sádio Mané, publica que a entrevista não terá sido realizada.

Ana Coelho

Cronologia: Sadio Mané e os 10 Ferraris

O jogador do Liverpool Sadio Mané foi associado a alegadas versões das suas declarações sobre o seu estilo de vida. Nesta cronologia tentamos perceber se Sadio Mané proferiu tais palavras e o desenrolar do caso.

Créditos: Facebook CANAL+ Afrique, 14 de outubro

Afirmações em causa, alegadamente de Sadio Mané:
“Para quê por que eu quero 10 Ferraris, 20 relógios de diamantes ou 2 aviões? O que eles farão por mim e pelo mundo?

Sofri fome, trabalhei no campo, sobrevivi às guerras, joguei futebol descalço, não tinha educação e muitas outras coisas, mas hoje com o que ganho graças ao futebol, posso ajudar o meu povo. Eu construí escolas, um estádio, fornecemos roupas, sapatos, alimentos para pessoas de extrema pobreza. Além disso, dou 70 euros por mês a todas as pessoas de uma região muito pobre do Senegal que contribuem para a economia familiar.

Não preciso exibir carros de luxo, mansões luxuosas, viagens e muito menos aviões; prefiro que os meus recebam um pouco do que a vida me deu. ”

(Nota: todas as horas referidas encontram-se no fuso horário relativo ao país de origem da publicação)

28.12.1018 (11:20) – Este caso serve apenas para demonstrar que por vezes os jogadores de futebol, assim como qualquer pessoa, podem ser alvo de falsos rumores. Neste caso, Sadio Mané viu-se envolvido noutro rumor. Neste dia, o website The Sun noticiou que Sadio Mané esclareceu publicamente, através da sua conta no Facebook, os rumores sobre o seu casamento, alegadamente ia ser realizado em frente a 28.000 pessoas. Os rumores surgiram através da plataforma Liverpool Echo que citava uma rádio na Tunísia, Radio Mosaique FM.

19.04.2018 (16:32h) –  O The Sun dá conta da doação de 200.000 dólares por parte de Sadio Mané para financiar a construção de uma escola no Senegal e cita o jogador: “A educação é muito importante. Isso é o que vos permite ter uma boa carreira”.

28.07.2019 (12:32h) – O site ganês NsemWoha mostra fotografias de Sadio Mané a visitar uma escola que o próprio financiou, na sua terra natal, Bambaly no Senegal. O artigo contém três fotografias e apresenta uma frase do jogador do Liverpool dirigida aos jovens, que já havia, no entanto, sido publicada em abril do ano anterior no The Sun.

28.07.2019 (12:45h) – O site NsemWoha enumera quatro ações de Sadio Mané na sua terra natal, Bambaly no Senegal. O artigo refere que o senegalês investiu 300 mil dólares – isto é, 272.532 euros – na construção de uma escola e, ainda, financiou a construção de um estádio de futebol e um hospital. Além disso, distribuiu 76,59 euros por cada família e 300 camisolas do Liverpool pelos jovens da comunidade.

29.07.2019 (10:46h) – O The Sun dá conta da visita de Sadio Mané à escola que financiou e refere o investimento no hospital bem como da distribuição de dinheiro pelos mais jovens da vila. Nesta notícia existem citações de comentários de utilizadores do Twitter na conta do jogador.

6.10.2019 (14:00h) – A página de Facebook, Recepção Orientada, publicou, na integra e escrito em língua portuguesa, provavelmente pela primeira vez, as declarações de Sadio Mané.

8.10.2019 (17:33h) – O canal francês, Canal+ Sport Afrique, publica um vídeo com uma mensagem de Sadio Mané, na qual o senegalês deixou uma mensagem a divulgar uma entrevista que ia ser emitida no Canal+ Sport Afrique, no dia 14 de outubro. No vídeo não é referida a situação em causa.

8.10.2019 (20:48h) – O site TeleDakar publica um artigo com o nome do jogador seguido da citação em francês das alegadas declarações de Sadio Mané.

8.10.2019 (21:13h) – O site brasileiro boatos.org revela que as notícias a circular sobre as declarações do jogador senegalês são falsas.

13.10.2019 (09:47h) – O site NsemWoha publica as declarações de Sadio Mané em causa, numa entrevista “monitorizada” por este website ao canal francês, Canal+ Sport Afrique.

14.10.2019 (17:47) – O Canal+ Afrique publica uma fotografia na casa de Sadio Mané para anunciar a entrevista.

14.10.2019 (17:47h) – O Canal+ Sport Afrique publica, no Facebook, um excerto, em vídeo, da entrevista a Sadio Mané ao canal. Já nos comentários, o canal confirma a entrevista em casa do jogador e revela que será retransmitida nos dias 16 e 18 de outubro de 2019.

14.10.2019 (18:50h) – No site Tribuna.org é divulgada a declaração de Sadio Mané atribuida a uma entrevista ao site da NsemWoha, “Em conversa com o NsemWoha.com, Sadio Mané (…)”. Além disso, a notícia apresenta duas imagens publicadas pelo site ganês.

16.10.2019 (19:50h) – O tabloide Mirror, numa longa publicação sobre Sadio Mané a propósito da divulgação da lista de nomeados para melhor jogador do mundo pela Fifa, apresenta várias afirmações do jogador que termina com as afirmações em análise sobre o seu estilo de vida.

17.10.2019 (08:09h) – O jornal A Bola publica uma notícia com uma versão curta das declarações de Sadio Mané.

17.10.2019 (09:46h) – Surge outra notícia com as citações do jogador senegalês no site do Sapo. Nesta notícia a fonte é a entrevista ao NsemWoha.

17.10.2019 (10:54h) – O jornal Record publica uma notícia com as declarações do jogador do Liverpool.

17.10.2019 (11:41h) – O jornal O Jogo noticia igualmente todo o alegado discurso de Sadio Mané, referindo a entrevista ao nsemwoha.com.

17.10.2019 (16:06h) – O Diário de Notícias replica as frases do senegalês.

17.10.2019 (16:59h) – Segue-se a Sábado, no rol de transmissores das alegadas afirmações do jogador dos Reds.

17.10.2019 (19:02h) – O site Torcedores.com publica uma notícia com o título “Errata: Mané não deu entrevista a canal senegalês sobre Ferraris, relógios e aviões” e pede desculpa aos leitores pelo material anteriormente publicado. Além disso, neste artigo informa que a publicação original foi retirada.

17.10.2019 (19:20h) –  O Observador elabora um artigo não só com as declarações do jogador, mas também com dados sobre o seu desempenho em campo. A notícia foi atualizada dia 31 de outubro; 

26.10.2019 (13:19h) – O Polígrafo esclarece a veracidade do conteúdo: “as declarações são falsas tal como a história do envio de dinheiro. Porém, como em muitas fake news que se propagam, desenvolve-se a partir de uma base verdadeira.”

31.10.2019: O Observador atualiza a notícia com a informação corrigida e mantém os dados estatísticos sobre o jogador.

Este caso é um exemplo da divulgação rápida e não controlada da informação nos dias de hoje, sem que muitas vezes seja feita a avaliação da veracidade do conteúdo.

Diogo Metelo

O caso Sadio Mané/Ferraris: Cronologia

As alegadas declarações do jogador senegalês tornaram-se rapidamente virais. Foram vários os meios de comunicação que produziram notícias sobre o tema. Apesar de o desenvolvimento partir de uma base verdadeira, as declarações são falsas.

(Nota: todas as horas referidas encontram-se no fuso horário relativo ao país de origem da publicação)

  • 07/10/2019: Publicação de Facebook que terá dado origem às notícias sobre as considerações tecidas pelo jogador;
  • 08/10/2019 : uma das várias replicações das alegadas declarações de Sadio Mané;
  • 08/10/2019 : a plataforma brasileira de fact-checking Boatos.org desmente as declarações, dizendo que se trata de um boato; 
  • 13/10/2019: O site nsemwoha.com replica as declarações, dizendo que estas tem origem numa entrevista do jogador ao canal francês Canal+ Sport; 
  • 17/10/2019 (08:09h): o jornal A Bola publica uma notícia dando conta das declarações de Sadio Mané;
  • 17/10/2019 (09:46h): uma notícia que destaca as declarações do jogador é publicada no Sapo;
  • 17/10/2019 (10:54h): Record publica uma notícia sobre as declarações do senegalês;
  • 17/10/2019 (11:41h):  O jornal português O Jogo também dá conta do que Sadio Mané terá dito em declarações ao nsemwoha.com;
  • 17/10/2019 (14:17h):  O globoesporte.com noticia as frases que terão sido ditas pelo jogador de futebol (esta notícia foi atualizada mais tarde); 
  • 17/10/2019 (16:04h): Apesar da não veracidade das afirmações, estas continuam a ser replicadas a nível internacional. Por exemplo, no Goal;
  • 17/10/2019 (16:06h): Também o DN noticia que o jogador terá dito “Para que quero dez Ferraris e dois aviões?”; 
  • 17/10/2019 (16:59h): A Sábado é outro órgão de comunicação social português que replica o conteúdo;
  • 17/10/2019 (19:02h): O site Torcedores.com publica uma notícia intitulada “Errata: Mané não deu entrevista a canal senegalês sobre Ferraris, relógios e aviões”, pedindo desculpa aos leitores pelo material anteriormente publicado; 
  • 17/10/2019 (19:20h):  O Observador emite uma notícia que viria a ser atualizada dia 31 de outubro; 
  • 17/10/2019 (21:15h):  o globo.esporte faz uma atualização da notícia anterior, onde se pode ver um pedido de desculpas e a confirmação de que as declarações não seriam verdadeiras;
  • 26/10/2019 (13:19h) – Após as várias notícias produzidas pela imprensa nacional, o Polígrafo esclarece que “as declarações são falsas tal como a história do envio de dinheiro. Porém, como em muitas fake news que se propagam, desenvolve-se a partir de uma base verdadeira.”;
  • 31/10/2019: Atualização de notícia por parte do Observador com a informação correta sobre as alegadas declarações.

Marta Pires

A (in)dubitável caridade de Sadio Mané: uma cronologia de factos

No mês de outubro, notícias sobre as imensas ações de caridade do jogador senegalense Sadio Mané deram o que falar na Internet. O problema é que não se sabe quando ou onde surgiu a informação. Acompanhe a cronologia dessa história ridiculamente curiosa.

06/10/2019 – Página do Facebook: Recepção Orientada 

A página portuguesa especializada em conteúdos de desporto, Recepção Orientada, faz uma postagem a mencionar a suposta declaração do jogador Sadio Mané, que é seguida do comentário: “GRANDE SER HUMANO!”. A publicação conta com 42 mil compartilhamentos na rede social. 

08/10/2019 – 21:13 – Boatos.org 

O site brasileiro de fact-checking, Boatos.org, publica a notícia intitulada: “Sadio Mané diz que não quer Ferrari ou aviões e que doa 70 euros por mês para as pessoas em Senegal #boato”. A matéria, de fato, explica o boato sobre a declaração do jogador senegalense e a classifica como falsa.

08/10/2019 – TeleDakar

O site francês publica a notícia e também cita a suposta declaração de Sadio Mané.

10/10/2019 – Blog do Valentin

O blog brasileiro de Valentin Ferreira publica a notícia sobre a generosidade extraordinária de Sadio Mané. O título: “MANÉ DO SENEGAL…NÃO É NENHUM “MANÉ” faz referência ao termo “mané”, utilizado popularmente no vocabulário brasileiro e que significa um sujeito displicente.

13/10/2019 – NsemWoha.com

A página da África noticia a citação de Sadio Mané como provinda de uma entrevista cedida ao canal francês “Canal+ Sport Afrique monitorado por nsemwoha.com”. Não há link para a entrevista ou sequer alguma informação concreta sobre a mesma.

17/10/2019 – 09:46 – Sapo Desporto

O portal português publica a notícia a informar as caridades do jogador do Liverpool. A fonte mencionada é o site africano “nsemwoha.com”.

17/10/2019 – 09:56 – AS.com

O portal espanhol AS noticia a declaração do senegalense. Menciona como fonte o site de Gana “nsemwoha.com”.

17/10/2019 – 10:54 – Record.pt

O site português publica a notícia sobre as caridades do jogador. Não há fontes mencionadas.

17/10/2019 – 15:54 – Plataforma Media

O portal português publica a notícia com o título “Sadio Mané: Para que quero dez Ferraris? Eu passei fome” e menciona como fonte uma entrevista ao site TeleDakar.

17/10/2019 – 16:06 – Diário de Notícias

O veículo português noticia a suposta fala do jogador e menciona como fonte a afirmação “à estação televisiva TeleDakar do seu país”.

17/10/2019 – 16:59 – Sábado.pt

A editoria de Desporto do portal também veicula a falsa declaração do jogador. A fonte mencionada é o site “nsemwoha.com”.

26/10/2019 – 13:19 – Polígrafo/Sapo

O Polígrafo, site português de fact-checking, finalmente publica a matéria que informa alegadamente a falsidade do boato sobre Sadio Mané e suas inúmeras doações ao povo senegalês.

 

Escrito por Giorgia Paladini.

Cronologia: Caso de Sadio Manè e as falsas declarações

O caso de Sadio Manè correu os vários jornais online do mundo com as alegadas declarações “Para quê por que eu quero 10 Ferraris, 20 relógios de diamantes ou dois aviões?” ou “dou 70 euros por mês a todas as pessoas de uma região muito pobre do Senegal”. Acontece que estas declarações são falsas.

Cronologia 

06.10.2019 (14h00): A página de facebook da Recepção Orientada publica um texto onde mostra as declarações feitas pelo jogador do Liverpool.

08.10.2019: O site de notícias brasileiro, Antropofagista, publica uma notícia intitulada de “A incrível história de Sadio Mané, jogador do Liverpool”. Nela estão incluídas as declarações do futebolista.

08.10.2019 (21h13, horário do Brasil): O site de fact checking brasileiro, Boatos, publica um artigo onde avança que as declarações, feitas pelo jogador numa entrevista de fontes não confiáveis, são falsas.

13.10.2019: O site de notícias ganês, NsemWoha, volta a publicar uma notícia sobre as declarações que Sadio Manè fez numa entrevista a um canal francês Canal+ Sport Afrique. Após ser verificado o site, não se encontra qualquer relação com a entrevista.

16.10.2019 (19h50, horário do Reino Unido): O jornal britânico, Mirror, publica um artigo sobre Lionel Messi achar que Sadio Manè merece ser nomeado para a Bola de Ouro. No final do artigo estão presentes as alegadas declarações que o futebolista deu numa entrevista ao canal de desporto francês.

17.10.2019 (10h41): O jornal desportivo, Record, publica uma notícia acerca das declarações do jogador senegalês feitas ao site ganês, NsemWoha.

17.10.2019 (11:34): O Jornal de Notícias posta uma notícia intitulada “Estrela do Liverpool rejeita Ferraris e prefere ajudar os pobres”. A notícia contém as alegadas declarações de Sadio Manè, mas desta vez, refere que estas foram divulgadas pela imprensa inglesa.

17.10.2019 (11h41): O jornal desportivo, O Jogo, avança com a notícia do atacante do Liverpool com o título “Para que quero 10 Ferraris ou dois aviões? Passei fome e trabalhei no campo”. O jornal diz que as declarações foram recolhidas pelo site de notícias ganês, NsemWoha.

17.10.2019: O jornal Sol também registou uma notícia sobre Sadio Manè na qual contém as alegadas declarações do jogador. Neste caso, a fonte passa por ser uma entrevista ao jornal espanhol Marca.

17.10.2019 (14h48, horário do Brasil): A rede de notícias, UOL, publica uma errata afirmando que “a entrevista dada por Sadio Mané, do Liverpool, sobre ter passado fome e que abria mão de Ferraris e aviões nunca existiu”. Com isto, o site achou por bem retirar a notícia do site.

17.10.2019 (19h20): O jornal online, Observador, regista igualmente uma notícia sobre as alegadas declarações do jogador do Liverpool, com referência à fonte do site ganês, NsemWoha.

21.10.2019: O site de notícias do Quênia, Global Trending News, dá ainda destaque a esta notícia sobre Sadio Manè e as suas declarações. A fonte citada no artigo corresponde ao canal desportivo francês, Canal+ Sport Afrique.

26.10.2019 (13h19): O site de fact checking português, Polígrafo, vem mostrar que as declarações do jogador do Senegal são falsas, mostrando que “em nenhum momento o jogador afirmou que envia dinheiro mensalmente a pessoas pobres no Senegal ou que abdica de quaisquer luxos”. Acrescenta que a notícia já teria sido desmentida pelo site Boatos.org no dia 8 de outubro de 2019 e que mesmo assim vários jornais online tanto portugueses como internacionais continuaram a difundir a notícia.

31.10.2019: O jornal online, Observador, publica na notícia de Sadio Manè de 17 de outubro de 2019, uma atualização onde refere que “a alegada entrevista não terá sido concedida”, o que mostra que as declarações são falsas.

Patrícia Martins

Cronologia do Caso Sadio Mané

06-10-19

Sadio Mané: Para quê por que eu quero 10 Ferraris, 20 relógios de diamantes ou 2 aviões? O que eles farão por mim e pelo mundo?

Recpção Orientada

08-10-19

Sadio Mané despensa ferraris  

Boatos.org

13-10-19

 “I Won’t Use My Money To Buy Ferrari, I Will Help My People” – Sadio Mane Speaks

nsemwoha

17-10-19 / 10 h 32 minutos

Sadio Mané: “Para que quero 10 Ferraris, 20 relógios com diamantes ou dois aviões?”

Revista Sábado

17-10-19 / 10 h 54 minutos

Sadio Mané: «Para que quero 10 Ferraris? Passei fome, trabalhei no campo e não fui à escola»

 Jornal RECORD

17-10-19 / 11 h 05 minutos / Brasil

Mané: ‘Não preciso de Ferraris, relógios e aviões, quero ajudar meu povo’

Veja

17-10-19 / 14 h 17 minutos

Errata: Mané não disse que prefere construir escolas a ter Ferraris e aviões

Globo Esporte

17-10-19 / 16 h 00 minutos / Brasil

CRAQUE DO LIVERPOOL DÁ SHOW DE HUMILDADE E DESTACA: “POR QUE QUERO DEZ FERRARIS? PREFIRO CONSTRUIR ESCOLAS”

3º Tempo

17-10-19 / 17 h 00 minutos/ Brasil

Sadio Mané: “Para que quero dez Ferraris e dois aviões? Passei fome”

DN Ócio

26-10-19 / 13 h 19 minutos

Sadio Mané dispensa vida de luxo e envia dinheiro todos os meses a pessoas pobres no Senegal?

Polígrafo SAPO

Aluno: Eduardo Monteiro (Up201808959)