Cronologia: polêmica de apoios pela DGArtes

A DGArtes ou Direção-Geral das Artes é um organismo que pertence ao Ministério da Cultura da República Portuguesa. Somente nesse ano saíram diversas notícias sobre a falta de verbas para muitas estruturas elegíveis que concorreram ao concurso de apoio às artes de 2020/2021. Os próprios júris da DGArtes afirmam que é pouca verba para muitos concorrentes.

11 de Outubro de 2019 às 10:44 – Saí a lista de quem irá receber apoio da DGArtes em 2020/2021 (Fonte: notícia do JN “DGArtes divulga resultados dos apoios à Cultura para 2020/2021“)

11 de Outubro de 2019 às 15:55 – 60% das candidaturas elegíveis para o financiamento da DGArtes não obtiveram financiamento por falta de verbas. (Fonte: notícia da Esquerda “Apoios às artes: 60% das candidaturas elegíveis sem financiamento“)

11 de Outubro de 2019, sem horário – O apoio cultural na região do Alentejo é o único reduzido em comparação às outras regiões. (Fonte: Televisão do Sul “Alentejo é a única região do país em que é reduzido o apoio às artes“)

13 de Outubro de 2019 às 12:13 – Os júris que são responsáveis pelos concursos da DGArtes afirmam que são muitos concorrentes para pouca verba. (Fonte: notícia do Público “Júris da DGArtes são unânimes a reconhecer falta de dinheiro nos concursos“)

27 de Outubro de 2019, sem horário – Segundo ano consecutivo que a Bienal de Cerveira fica excluída do apoio cultura da DGArtes. Considerada a mais antiga bienal da Península Ibérica, que começou em 1978. Nessa altura os resultados ainda eram provisórios, ainda poderiam ser feitas reclamações.  (Fonte: notícia do Alto do Minho “Bienal de Cerveira lamenta falta de apoios e teme pelo futuro das próximas edições“)

16 de Outubro de 2019, sem horário – O Bloco de Esquerda requer uma audiência com a ministra da cultura, Graça Fonseca, para falar sobre a falta de apoio às artes. (Fonte: notícia do Portugal Digital “Bloco de Esquerda requer audição parlamentar da ministra da Cultura “com urgência” por causa de concursos de apoio às artes“)

19 de Novembro de 2019 às 8:32 – O resultado final é que a Bienal de Cerveira é mesmo excluída do apoio cultural da DGArtes. O presidente da Fundação e o presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira se sentem desiludidos com o resultado. (Fonte: notícia do Público “Bienal de Cerveira, excluída de apoios da DGArtes, está “desiludida” por decisão “incompreensível“)

19 de Novembro de 2019 às 13:02 – A falta de apoio que a Bienal de Cerveira recebeu por parte da DGArtes motiva contestações pelos municípios do Alto Minho” (Fonte: notícia do JN “Exclusão de Bienal de Cerveira de apoios da DGArtes motiva contestação“)

22 de Novembro de 2019 às 21:21 – A Plataforma “Cultura em Luta” fez uma estimativa e descobriu que era preciso colocar 13 milhões de euros a mais em concursos que apoiam às artes para atender a todas as estruturas elegíveis. (Fonte: notícia do JN “Plataforma Cultura em Luta estima que concursos precisem de mais 13 milhões“)

26 de Novembro de 2019 às 09:22 –  A companhia Cegada Grupo de Teatro, de Vila Franca de Xira, vai encerrar suas atividades por falta de verbas. Não conseguiu receber o financiamento da DGArtes. (Fonte: notícia do Correio da Manhã “Teatro fecha portas por falta de apoios“)

Terezinha Rayanna Uchoa Castro