Apoios DGArtes: Cronologia


11 de outubro – Resultados provisórios dos concursos sustentados bienais 2020/2021 são divulgados.

14 de novembro (14h10) – O director-geral das Artes, Américo Rodrigues, diz que há necessidade de melhorar e corrigir o modelo de apoio às artes. (Notícia)

15 de novembro – Bloco de Esquerda (BE) entrega requerimento, a pedir uma audição da ministra da cultura Graça Fonseca para prestar esclarecimentos sobre os resultados dos concursos plurianuais de apoios às artes 2020-2021. (Notícia)

18 de novembro – A Direcção-Geral das Artes anuncia os primeiros resultados definitivos do Programa de Apoio Sustentado Bienal (2020-2021) na área da programação e das artes visuais.

18 de novembro (20h37) – Graça Fonseca diz que é necessário “uma revisão crítica” do modelo de apoio às artes.

18 de novembro (22h37) – Presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho e presidente da Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) manifestam desagrado com a decisão da DGArtes de não financiar a bienal de arte de Vila Nova de Cerveira. (Notícia)

19 de novembro – É aprovado por unanimidade o requerimento do BE para que a ministra da cultura, Graça Fonseca, vá ao Paramento prestar esclarecimentos sobre os resultados dos concursos da DGArtes. (Notícia)

19 de novembro (18h40) – Deputados do PS eleitos pelo círculo de Viana do Castelo questionam Graça Fonseca sobre a falta de financiamento pela DGArtes à Bienal Internacional de Cerveira. (Link)

23 de novembro (15h31) – Em visita à Bienal de Arte de Coimbra, a ministra Graça Fonseca diz que o Ministério da Cultura vai introduzir “afinamentos” em 2020 no concurso bienal de apoio sustentado à criação da DGArtes.

25 de novembro – Teatro Ildefonso Valério anuncia que encerra suas portas por “sub-financiamento do Ministério da Cultura ao programa de apoio sustentado da Direção-Geral das Artes” (DGArtes)”.

 

Maira Salazar