Legislativas 2019: PSD vence em São João de Lourosa, Viseu

Os resultados das eleições legislativas, divulgados no domingo, revelam a vitória do PSD na Freguesia de São João de Lourosa, em Viseu. No círculo eleitoral de Viseu, o PSD conseguiu a maioria dos votos, mas a vitória nacional foi do PS.

Na Freguesia de São João de Lourosa, o PSD conseguiu 34,95% do eleitorado. A diferença entre o número de votantes e o número de inscritos revela uma taxa de abstenção de 46,38%. Dos 2243 votantes, o PSD conquistou 748 votos. No entanto, o PS foi o segundo partido mais votado, contando com 772 votos.  Os dois partidos conseguiram a maioria dos votos nesta freguesia, do concelho de Viseu. Segue-se o Bloco de Esquerda, com 190 votos.

Os três novos partidos com representação na Assembleia da República conquistaram 3,66% dos votos, na freguesia. Analisando os resultados no distrito de Viseu, a Iniciativa Liberal, o Livre e o Chega alcançaram 2,01% do eleitorado. Em ambos os casos, este último obteve maior número de votos (0,97% em Viseu e 2,1% na freguesia).

O partido vencedor nas eleições legislativas, PS, não foi o partido com mais votos no distrito de Viseu. PSD venceu com 34,95% dos votos. O Partido Socialista ficou atrás com 0,53 pontos percentuais de diferença.

Foram eleitos oito deputados, para o Parlamento, no círculo eleitoral de Viseu. Fernando de Carvalho Ruas, Pedro Filipe dos Santos Alves, Fátima Carla Dias Antunes Borges e António José Lima Costa são os deputados do município, que representam o PSD, no parlamento. Já o PS é representado pelos deputados João Nuno Ferreira Gonçalves Azevedo, Lúcia Fernanda Ferreira Araújo Silva, João Paulo de Loureiro Rebelo e José Rui Alves Duarte da Cruz.

Os resultados das eleições deste ano, na Freguesia de São João de Lourosa apresentam algumas alterações quando comparados com os resultados das eleições legislativas de 2015. Nas últimas eleições, dos 2274 votantes, 50,53% dos votos foram para a coligação entre o PPD/PSD e o CDS-PP. O PS, em 2015, registou 28,36% dos votos.

Para além da diminuição do número de deputados eleitos pelo círculo eleitoral da cidade, que passou de 9 para 8 deputados, os resultados das eleições no círculo eleitoral de Viseu também sofreram alterações. Em 2015, a coligação PPD/PSD.CDS-PP conseguiu 51,05% dos votos. No resultados de 2019, o PSD contou com 36,24% dos votos.

Salomé Santos