PDR Legislativas 2019

Partido Democrático Republicano nas Legislativas 2019

“Centrismo, Localismo, Anticorrupção”

            Com as eleições legislativas à porta, o distrito do Porto apresenta hoje uma lista com 40 candidatos efetivos e 2 suplentes no seu círculo eleitoral. Este número, em comparação com as legislativas de 2015, apresenta uma descida significativa no número de candidatos suplentes.

            Como tem sido observado ao longo dos últimos anos, os partidos com mais popularidade têm permanecido intocáveis na liderança, como é o caso do PSD, que me 2015, na altura com o ex Primeiro-Ministro Pedro Passos Coelho na presidência, teve um total de 17 candidatos eleitos, sendo o partido com mais elegidos nesse mesmo ano.

O PDR, mais conhecido como Partido Democrático Republicano, é um dos muitos exemplos de partidos que vivem na sombra destes grandes líderes nacionais. Com cinco anos completados no dia anterior às eleições no dia 6 de outubro, tem como Presidente e fundador António Marinho e Pinto, ex-delegado do Partido da Terra (MPT).

O plano deste partido central está na aposta do seu Presidente como cabeça de lista no distrito do Porto, e Pardal Henriques em Lisboa., Segundo o jornal Expresso, Marinho e Pinto afirma a posição de Pardal Henriques no círculo eleitoral na capital portuguesa, apesar do mesmo ter desmentido esta afirmação em declarações ao Correio da Manhã, que ainda não aceitou o cargo.

Ao contrário do que se passou nas legislativas de 2015 com o PSD, o PDR não apresentou nenhum dos seus candidatos eleitos. Apesar das sondagens mais recentes mostrarem os mesmos partidos no topo, o PDR concorre de novo às legislativas com um total de 40 candidatos no Porto e 48 em Lisboa.

 

 

Beatriz Leal