
António Pedro Santos, João Relvas / Lusa
Sondagem diária da Pitagórica para a TVI, Jornal de Notícias e TSF revela que Catarina Martins (BE) e Rui Rio (PSD) são os únicos com opinião positiva em relação aos restantes líderes partidários.
Segundo a sondagem Pitagórica a avaliação da exposição mediática de Rui Rio é positiva e está nos 14,3%, acompanhado de Catarina Martins que apesar de ter baixado continua com uma avaliação positiva de 2,3%.
Jerónimo de Sousa (CDU) não provoca reações tendo um impacto de 0% de exposição mediática. Joacine Katar Moreira (LIVRE) teve uma quebra acentuada nas opiniões dos portugueses passando de uma opinião positiva de 33% para os 20% negativos.
André Silva (PAN) continua a ser o deputado com a percentagem mais baixa com 29,2% negativos, acompanhado de Pedro Santana Lopes (ALIANÇA) com 20% de percentagem negativa. Logo a seguir encontra-se Marinho e Pinto (PDR) com 15,4% e Carlos Pinto (IL) com 14, 3%. António Costa (PS) está com 9,8% e Assunção Cristas (CDS-PP) e André Ventura (CHEGA) estão com 7,4% negativos.
Em relação às intenções de voto os candidatos com maior percentagem são o PS e o PSD. Os dois partidos estão agora separados por 7,5 pontos percentuais. O PS continua na liderança com 36% dos votos apesar da descida verificada. Se estes resultados se mantiverem até dia 6 de Outubro o PS vencerá as eleições ao contrário do que se verificou em 2015.
As percentagens apresentadas foram o resultado de uma sondagem realizada durante 4 dias (20 a 23 de Setembro 2019) pela Pitagórica para a TVI, o JN e a TSF com uma amostra de 600 indivíduos. A seleção dos entrevistados foi feita através da escolha de números de telemóvel aleatórios. As entrevistas são recolhidas através de entrevista telefónica. Tem um grau de confiança de 95,4%.
Mariana Marques