PSD ameaça liderança socialista

A Sondagem da Pitagórica para o Jornal de Notícias, TVI e TSF aponta queda socialista e subida das intenções de voto no PSD. Os dois partidos estão agora separados por 7,5 pontos percentuais.

PS continua em vantagem para as legislativas de 6 de outubro com 36% das intenções de voto, embora se tenha registado uma descida de 4% desde a divulgação da primeira sondagem. Em contraste com esta queda, está a subida de 1,9% registada entre sábado e terça-feira pelo PSD (de 26,6% para 28,5%)

As mesmas fontes indicam que o Bloco de Esquerda se mantém firme no terceiro lugar (10,5%),  seguido do CDU, com 6,8% das intenções de voto. Agora mais próximo do quinto lugar, ocupado pelo CDS (44,4%), está o PAN, com 3,7%.

Ainda na procura por um lugar no parlamento, está o a Iniciativa Liberal com 1,2%, o Livre com 0,9% e o partido Aliança empatado com o CHEGA com 0,5%.

Estas tendências nas intenções de voto, remetem para as legislativas de 2015, em que o PS, com 32,31% dos votos não conquistou a liderança. Este resultado, revela que os 36% que o partido socialista agora regista ainda não lhe garantem o pódio no dia 6 de outubro.

Ficha Técnica

A sondagem resulta de uma recolha de 150 entrevistas realizadas via telefónica pela Pitagórica, durante quatro dias (20 a 23 de Setembro 2019). Esta sub-amostra foi selecionada mediante critérios de género, idade e região.  A Ficha técnica completa pode ser consultada no site da Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

Inês Sofia Pereira