PS permanece à frente das pesquisas, mas cada dia mais perto de PSD

Resultado de imagen de eleições legislativas 6 outubro

 

 

 

 

 

Segundo a sondagem de Pitagórica para para a TVI, o JN e a TSF; os socialistas lideran a intenção de voto com 36%, no entanto, desde o início da campanha eleitoral perdeu 4 pontos, enquanto os democratas se levantam; tendo hoje 28,5% . 

Desde que a campanha eleitoral começou no domingo passado, vimos a evolução que parece seguir a intencionalidade da votação. O Partido Socialista tem vindo a liderar as sondagems desde o início, (no primeiro día registrava 40,6%) mas todos os dias desce algo menos que um ponto; está cada vez mais longe de obter a maioria absoluta.

Por outro lado, o partido de Rui Rio permanece como o segundo bloco na intenção de votar. No entanto, o PSD segue uma linha inversa à de seus principais adversários porque iniciou a campanha com 26,6% e agora está em 28,5%; apenas 7,5 pontos do Partido Socialista.

Quanto aos restantes partidos, o Bloco de Esquerda com 10.5% que ocupa o terceiro lugar. Em quarto, a CDU com 6.9%. O partido animalista (PAN) permanece na sexta posição; levantando-se um pouco todos os dias e aproximando-se do CDS-PP que mal excede 4,5% da intenção de voto.

Comparando-o com a eleição 2015;vemos que o resultado é lisonjeiro para a esquerda, que aumenta em cerca de quatro pontos a percentagem de voto, e desvantagem para a antiga coalizão de direita que perde seis pontos. Enquanto Bloco de Esquerda permanece praticamente o mesmo.
No entanto, o aumento da PAN é significativo, aumentando das eleições passadas; provavelmente devido à ascensão da consciência em torno do nosso planeta.

Nos últimos 4 dias de trabalho, Pitagórica coletou.diariamente uma amostra de 150 entrevistas representando o universo eleitoral português para TVI, JN e TSF.
O estudo tem uma amostra de 600 indivíduos. A seleção dos entrevistados é feita através da geração de números móveis aleatórios.

 

 

Raquel López Rodríguez